Publicidade

Estado de Minas

Refrigeração - Calor se combate com calor

De repente, o ponteiro de temperatura do motor começa a subir naquele engarrafamento infernal. Saiba como sair desse sufoco e o que fazer para evitar o superaquecimento


postado em 22/02/2010 10:04

Com as altas temperaturas do verão, um dos sistemas mais exigidos é o de refrigeração, que é responsável pela troca rápida de calor do motor. Para entender a importância desse conjunto, basta imaginar que, no momento da explosão (queima da mistura ar/combustível), a temperatura chega a cerca de 1.800°C. Por esse motivo, o motor precisa de uma queda rápida de temperatura, para não haver danos e quebras. Para evitar superaquecimento, é fundamental cuidar bem do sistema de arrefecimento.

Desequilíbrio

Aquela fumaça que sai do motor quando o ponteiro de temperatura está lá nas alturas nada mais é do que um superaquecimento, provocado pelo desequilíbrio entre o calor produzido pelo motor e a capacidade de absorção pelo sistema de refrigeração. Ou seja, o sistema é responsável por absorver e dissipar o excesso de calor gerado pelo motor.

Faixa ideal

Alguns motoristas acham que, quanto mais frio o motor trabalhar, melhor é. Ledo engano. Os motores são projetados para operar dentro de uma faixa de temperatura ideal, na qual sofrem menor desgaste, oferecem melhor rendimento e o óleo lubrificante fica com a viscosidade correta. Em temperaturas mais baixas, o desgaste das peças móveis é maior. Nas temperaturas muito altas, as peças chegam a fundir.

Fogo com fogo

Se o motor do seu carro superaquecer num local difícil de parar ou perigoso, o que fazer? Bom, para os veículos que têm sistema de aquecimento, existe uma medida paliativa (para chegar até um local seguro). Basta ligá-lo no ponto máximo da ventilação forçada. Quando o motorista liga este sistema, a água quente que sai do motor passa a circular também pelo "trocador de calor" (radiador) do sistema de ar-condicionado/aquecimento, para liberar calor para dentro do habitáculo, e sai com temperatura mais baixa para regressar ao bloco do motor, aumentando as chances de reduzir o superaquecimento.

Coração do sistema

A válvula termostática é responsável pelo controle da temperatura de operação do motor e, consequentemente, do sistema de refrigeração. Suas funções são: fazer com que o motor alcance o mais rápido possível a temperatura ideal de funcionamento e tornar mais uniforme a temperatura de trabalho do motor, evitando variações bruscas. Como este componente costuma emperrar, alguns mecânicos, por desconhecimento ou por comodismo, simplesmente o retiram. Com isso, o motorista acaba acreditando que está tudo bem, mas, na verdade, o motor vai funcionar numa temperatura abaixo da ideal, aumentando o desgaste dos componentes móveis, o consumo de combustível e a poluição. O correto é substituí-la.

Também faz chorar

Uma das peças do sistema de refrigeração tem o apelido de "cebolão" e pode fazer o motorista chorar, pois ela comanda a ventoinha (aquele ventilador que fica atrás do radiador) e, se não desempenhar direito este papel, o motor vai superaquecer. Para saber se isso está ocorrendo, deixe o motor funcionar por alguns minutos em marcha lenta. A ventoinha deve ser acionada antes que a temperatura suba acima do normal. É importante também conferir a fiação e os contatos elétricos de comando do cebolão, assim como o motor elétrico de acionamento da ventoinha.

Água é pouca


De algumas décadas para cá, os motores não usam apenas água no sistema de refrigeração, pois operam numa faixa de temperatura mais elevada. Eles precisam de uma mistura de água e aditivo (à base de etileno glicol), na proporção indicada pelo manual do fabricante do veículo. Esse aditivo aumenta o ponto de ebulição e tem propriedades antioxidante e anticongelante. Se a proporção não estiver correta, o motor pode superaquecer em caso de trânsito lento, ar-condicionado ligado, subidas de serra etc. O sistema deve ser limpo e sua água trocada em média a cada 30 mil quilômetros. Compre apenas produtos de qualidade, para evitar problemas de superaquecimento e corrosão interna das câmaras de água. Confira o nível de água do reservatório de expansão pelo menos uma vez a cada 15 dias.

Sob pressão

Os sistemas de refrigeração trabalham "pressurizados", ou seja, com uma pressão interna maior do que a externa (ambiente). Isso evita que a água ferva a 100 °C, formando bolhas que vão prejudicar o funcionamento da válvula termostática, do cebolão e da bomba d’água. A peça responsável pela manutenção da pressão correta é a tampa do reservatório, que dispõe de uma válvula que se abre quando a pressão é muito alta. Não abra a tampa com o motor quente, pois o vapor pode provocar queimaduras. Se tiver que abrir, espere esfriar um pouco e faça-o bem devagar, de modo que a pressão caia lentamente.

Lubrifica e refrigera

Muita gente pensa que o óleo tem apenas a função de lubrificar. Errado, ele também desempenha a função de refrigerar o motor. E essa tarefa se torna ainda mais fundamental nos propulsores modernos, que operam em temperaturas bem mais elevadas. Portanto, cuide bem do lubrificante, trocando-o de forma correta.

Junta queimada

Em alguns casos, o superaquecimento é causado por uma junta de cabeçote queimada, que provoca perda de água e despressurização do sistema.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade