UAI

Da pesada - Actros será feito em Juiz de Fora

O caminhão passará a ser fabricado na ociosa unidade mineira da Mercedes, de onde já saíram os automóveis Classe A e CLC

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

De Foz do Iguaçu (PR) - Ao volante do Mercedes-Benz

Actros bitrem, com 57 toneladas de carga, a sensação é a de estar

dirigindo um automóvel de luxo abarrotado de passageiros e malas. Do

sensor de proximidade de veículos à frente ao câmbio automatizado

PowerShift, que proporciona trocas de marchas sem o uso da alavanca,

não faltam recursos de conforto ao extrapesado, que passa a contar com

a versão 2546 LS 6x2 em setembro ? as opções 2646 LS 6x4 e 4844 8x4

basculante vêm da Alemanha desde maio. Importação que não impede a

marca de três pontas de almejar vendas maiores num segmento dominado

pela Scania, já que o Actros será montado em CKD (as peças são

importadas em kits montadas no país), em Juiz de Fora, na Zona da Mata,

no próximo ano. Em 2012, o caminhão passará a ser fabricado na ociosa

fábrica mineira, de onde já saíram os automóveis Classe A e CLC.

?Esperamos

produzir de 10 mil a 15 mil unidades/ano até 2013, com um índice

inicial de componentes nacionais de 44%. Dependendo da demanda,

poderemos aumentar a produção?, planeja o presidente da Mercedes-Benz

do Brasil, Jürgen Ziegler. O volume está aquém da futura capacidade da

planta, que poderá fabricar até 50 mil caminhões/ano por meio de

investimentos de R$ 1,2 bilhão, que incluem a unidade de São Bernardo

do Campo (SP). Na unidade paulista, o volume de caminhões produzidos

saltará de 65 mil para 75 mil unidades/ano.

Posicionado acima do

Axor, presente no Brasil desde 2005, o Actros está em sua terceira

geração e pode vir em três versões com diferenças de equipamento e

altura da cabine: Leito Teto Alto Conforto, Megaspace Alto Conforto e

Megaspace Segurança. O piso é totalmente plano na opção mais cara, cujo

ar-condicionado funciona até oito horas com o motor desligado. Também

há sistemas de alerta de mudança involuntária de faixa de rolagem,

faróis e limpadores do para-brisa com acionamento automático.

O

motor é um 12 litros V6 turbodiesel, com 456 cavalos de potência e

224kgfm de toque a 1.080rpm. Câmbio automatizado de 12 velocidades, sem

pedal de embreagem, suspensão a ar, freios ABS e controle de tração são

outros recursos presentes em toda a linha, que parte de R$ 370 mil para

a versão 2546 6x2 Conforto, e chega a R$ 517 mil no 4844 8x4

Basculante. A garantia é de dois anos, sem limite de quilometragem.

O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz do Brasil

Caminhão topo de linha traz itens como sensor de proximidade e lavador de faróis