De Foz do Iguaçu (PR) - Ao volante do Mercedes-Benz
Actros bitrem, com 57 toneladas de carga, a sensação é a de estar
dirigindo um automóvel de luxo abarrotado de passageiros e malas. Do
sensor de proximidade de veículos à frente ao câmbio automatizado
PowerShift, que proporciona trocas de marchas sem o uso da alavanca,
não faltam recursos de conforto ao extrapesado, que passa a contar com
a versão 2546 LS 6x2 em setembro ? as opções 2646 LS 6x4 e 4844 8x4
basculante vêm da Alemanha desde maio. Importação que não impede a
marca de três pontas de almejar vendas maiores num segmento dominado
pela Scania, já que o Actros será montado em CKD (as peças são
importadas em kits montadas no país), em Juiz de Fora, na Zona da Mata,
no próximo ano. Em 2012, o caminhão passará a ser fabricado na ociosa
fábrica mineira, de onde já saíram os automóveis Classe A e CLC.
?Esperamos
produzir de 10 mil a 15 mil unidades/ano até 2013, com um índice
inicial de componentes nacionais de 44%. Dependendo da demanda,
poderemos aumentar a produção?, planeja o presidente da Mercedes-Benz
do Brasil, Jürgen Ziegler. O volume está aquém da futura capacidade da
planta, que poderá fabricar até 50 mil caminhões/ano por meio de
investimentos de R$ 1,2 bilhão, que incluem a unidade de São Bernardo
do Campo (SP). Na unidade paulista, o volume de caminhões produzidos
saltará de 65 mil para 75 mil unidades/ano.
Posicionado acima do
Axor, presente no Brasil desde 2005, o Actros está em sua terceira
geração e pode vir em três versões com diferenças de equipamento e
altura da cabine: Leito Teto Alto Conforto, Megaspace Alto Conforto e
Megaspace Segurança. O piso é totalmente plano na opção mais cara, cujo
ar-condicionado funciona até oito horas com o motor desligado. Também
há sistemas de alerta de mudança involuntária de faixa de rolagem,
faróis e limpadores do para-brisa com acionamento automático.
O
motor é um 12 litros V6 turbodiesel, com 456 cavalos de potência e
224kgfm de toque a 1.080rpm. Câmbio automatizado de 12 velocidades, sem
pedal de embreagem, suspensão a ar, freios ABS e controle de tração são
outros recursos presentes em toda a linha, que parte de R$ 370 mil para
a versão 2546 6x2 Conforto, e chega a R$ 517 mil no 4844 8x4
Basculante. A garantia é de dois anos, sem limite de quilometragem.
O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz do Brasil