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Mentiras do Ano/Troféu Pinóquio de Ouro - Hyundai: o nariz mais comprido do Brasil

O prêmio menos cobiçado do jornalismo brasileiro é o que destaca a empresa que mais mentiu durante o ano. A importadora da Hyundai é líder disparada

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Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

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Na semana passada, a revista Auto esporte promoveu uma festa para a entrega do prêmio Carro do Ano. Entre os diversos concursos para eleger os melhores disso e daquilo, o troféu da Auto esporte é o mais sério de todos. Os 13 jornalistas que compõem o júri enviam os votos diretamente para a empresa de auditoria PricewaterhouseCoopers. E ela é quem leva o resultado na hora da premiação.

São várias categorias e quem levou o prêmio principal esse ano foi o Fiat Uno. Entre os utilitários esportivos (SUV), o júri apontou o novo Kia Sportage. Entre os que concorriam nessa categoria e perderam para o modelo da Kia, estavam o Hyundai iX 35, sucessor do Tucson.

Veja a galeria de fotos dos vencedores do Prêmio Pinóquio de Ouro

Pois não é que, no dia seguinte ao evento, o importador e fabricante da marca no Brasil preparou anúncios de página inteira para diversos jornais afirmando que a ?revista Auto esporte elegeu o Hyundai iX35 como o melhor utilitário esportivo do ano,? numa escolha de consumidores do mercado?

O anúncio explica que o SUV da Hyundai foi apontado o melhor pelos internautas que votaram num site da revista. Essa eleição ocorreu, de fato, como curiosidade da Editora Globo (que publica a Auto esporte), sem nenhum tipo de auditoria, fiscalização ou controle contra possíveis manipulações do resultado.

Mentira, uma atrás da outra
Não é a primeira vez que a Hyundai se vale de informações mentirosas para divulgar seus produtos no Brasil.

Ela já disse, no passado, que foi a marca importada mais vendida na Europa. (Questionada, ela explicou que se ?esqueceu de dizer que se tratava da importada asiática...).

Ela mentiu também ao anunciar como standard, equipamentos opcionais cobrados à parte. (?Desculpe, confundimos o modelo importado para o Brasil com o que vai para os EUA...?). E, quando o governo reduziu o IPI para atenuar a crise do fim de 2008, ela pespegou um anúncio com ?Redução de IPI? num modelo com motor V6 (mais de três litros de cilindrada) e, portanto, fora do benefício do governo.

Ela não teve constrangimento em anunciar também que a Hyundai foi eleita a ?melhor do mundo? pelo instituto independente JD Power, dos EUA. Mas não ficou em primeiro lugar, apenas em quarto. Em letras bem miudinhas, explica que foram excluídas as marcas com baixos volumes de vendas. Mesmo assim, apenas no item ?satisfação inicial do consumidor?. Que, como o nome diz, é apenas a primeira impressão do cliente. No item ?confiabilidade? ela caiu para o 14º. E despencou para o 22º (Lexus de novo em primeiro) na pesquisa de assistência técnica.

Além do mais, quem disse que uma pesquisa realizada no mercado americano define a melhor marca do mundo?

Finalmente, no mês passado, ela põe anúncio de página inteira nos jornais se dizendo a quarta maior montadora do país. Explica discretamente que o título foi conquistado apenas nas estatísticas relativas aos comerciais leves...

Dois anos antes de o Tucson começar a ser montado na unidade de Anápolis, em Goiás, a Hyundai anunciava o utilitário-esportivo como carro nacional



O nariz da Hyundai é disparado o maior do Brasil e sem nenhuma necessidade: a marca coreana produz excelentes produtos e vem (com a Kia, da mesma empresa coreana) conquistando fatias cada vez maiores nos principais mercados do mundo.

Os campeões da mentira
O primeiro prêmio ?Pinóquio de Ouro? foi conquistado em 2004.

A relação dos ?premiados?:

2004 ? Toyota
Anunciou garantia de três anos para o novo Corolla. Mas cobrou caro do consumidor pelas revisões obrigatórias nesse período. Depois de levar o troféu, decidiu reduzir o valor cobrado do cliente

2005 ? Pneus BS Colway
Remoldados a partir de carcaças importadas ilegalmente da Europa, a BS Colway retirava da lateral do pneu velho as características construtivas, tornando inseguros os seus pneus.

2006 ? Oficinas
O troféu foi atribuído em conjunto para todas as oficinas (de concessionárias ou independentes) que cobram pela limpeza ?preventiva? dos bicos injetores.

2007 ? Chevrolet Vectra GT
A General Motors lançou no Brasil o excelente Vectra GT. Só que o automóvel não era um Vectra, mas um Astra. E nem GT, pois seu desempenho era similar ao dos outros modelos.

2008 ? Peugeot
A empresa francesa mentiu duplamente: anunciou a vitória da marca numa etapa da Stock Car ?graças à resistência e ao desempenho do 307?. Mentira: o carro de pista não tinha um parafuso sequer da Peugeot. E ainda lançou, no mesmo ano, o 207 que não passava de um ?face lift? do 206.

2009 ? Pirelli
A fábrica italiana deixou de fabricar os pneus 215/45 R17 que equipavam o Vectra, pois rompiam a carcaça. Trocou gratuitamente de todos os carros que apareciam com defeito, por outros com a medida 225/45 R17. Mas não assumiu (com a cumplicidade da GM) o problema nem fez recall.