de embreagem custa R$ 700 - Foto: Reprodução da internet/expresspecas.com.br
Trocar as marchas do New Civic LXS é um tormento aos ouvidos de José Chequer Neto. Desde que comprou o carro zero quilômetro na Auto Japan, em outubro de 2006, o professor de marketing convive com um rangido na embreagem, acompanhado do endurecimento do pedal. “Os defeitos surgiram com poucos quilômetros de uso e reclamei na primeira revisão de 10 mil quilômetros. Entre idas e vindas, foram oito intervenções nas três concessionárias da marca de Belo Horizonte, que trocaram todos os componentes ligados à embreagem”, reclama Chequer, que, insatisfeito com a situação, também recorreu à própria Honda. “De nada adiantou. O funcionamento da embreagem está pior a cada dia que passa.”
O fabricante acompanhou os últimos quatro reparos no New Civic, mas de acordo com o professor bastam alguns dias para que os defeitos voltem a aparecer. “Toda vez que uma autorizada regula a embreagem, o pedal fica macio. Num prazo de dois meses, o problema reaparece.
Em duas trocas do cilindro mestre da embreagem, o painel do carro foi desmontado, o que gerou novos ruídos. Na última vez que levou o New Civic a uma concessionária, em 15 de dezembro, Chequer procurou a Banzai. “Um consultor técnico me disse que desenvolveu na própria autorizada uma solução para o problema. Em bom português, uma gambiarra. O carro foi entregue com a embreagem funcionando normalmente. Como eles jogam um oleozinho, o defeito fica camuflado por algum tempo”, desabafa o professor, cujo histórico com o Honda já virou case nas aulas que ele dá sobre qualidade em serviços. A Banzai afirma que fez somente um “realinhamento do pedal da embreagem com o cilindro”.
Casos parecidos
Ocorrências semelhantes à do New Civic de Chequer são relatadas no site www.reclameaqui.com.br.
O site de reclamações tem ainda o relato de um proprietário da antiga geração do modelo, comercializada até 2006. “Comprei meu Civic LXL 2005/2006 no fim de 2008 e, desde então, não paro de levá-lo a concessionária atrás de concessionária para resolver um rangido insuportável no pedal da embreagem. Parece uma porta velha e enferrujada. Em dois anos, tive de levá-lo a concessionária 13 vezes sem ter o problema resolvido definitivamente.”
Cilindro novo
Questionada por Veículos, a Honda reconhece a existência do ruído, mas alega que o pedal de embreagem duro não é uma característica do Civic. “Para o pedal estar duro ou não depende de uma série de fatores, como desgaste natural ou anomalia.
Puri reconhece que o fabricante reformulou o cilindro mestre da embreagem numa tentativa de acabar com as reclamações. “O New Civic é basicamente o mesmo desde 2006, em quatro anos e meio de produção. Quando a fonte do ruído parte do cilindro da embreagem, trocamos a peça gratuitamente, o que nem sempre resolve o defeito. Para isso desenvolvemos outra peça, que acaba de ser lançada.” O preço médio do cilindro nas concessionárias da capital é de R$ 700..