UAI

Super Bowl XLV - Os maiores comerciais automotivos

Um dos maiores eventos esportivos dos Estados Unidos também é lugar para lançar carros

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

O Super Bowl é a grande final da liga norte-americana de futebol. Não o nosso futebol, mas aquele que é jogado tanto com as mãos quanto com os pés. Maciçamente televisionado para mais de 100 milhões de espectadores, o megaevento serve também como plataforma para comerciais criativos, os melhores e mais bem trabalhados de cada anunciante. Tudo para valorizar o espaço publicitário mais caro do mundo.

Com a crise, alguns anunciantes automotivos pularam fora no ano passado, com a ausência da General Motors, por exemplo. Mas os preços dos comerciais continua girando em torno de US$ 2,8 milhões (ou R$ 4,6 milhões) para apenas 30 segundos de espaço no intervalo de uma das redes transmissoras - que inclui gigantes como a Fox, NBC, CBS e ESPN. No jogo do último domingo (a 45ª edição) onde o Green Bay Packers levou a melhor sobre o Pittsburgh Steelers, a Volkswagen deu mostras da sua gana de expansão no mercado ianque e exibiu não só um, como dois comerciais. O primeiro faz a promoção do Passat norte-americano, apresentando em Detroit como a principal aposta da marca para aquele mercado. Bem-humorada, a peça não arrisca e brinca com a grande legião de seguidores de Star Wars, a popular franquia inventada por George Lucas. A Marcha Imperial composta por John Williams dá o tom da busca da força por um jovem Darth Vader.



O segundo é mais sutil. Afinal, fala sobre o "New" New Beetle, que tem lançamento previsto para o Salão de Genebra, mas que ainda não deu o ar da graça sem disfarces. O carro, que fica mais agressivo e esportivo em sua segunda geração, em busca de uma imagem mais masculinizada, não aparece na propaganda. Ainda assim, a peça consegue passar a imagem lúdica do modelo, sem abdicar da emoção. Até a trilha sonora ganha destaque, com a sempre em voga Black Betty, música folk que remonta aos anos 30 e que já foi gravada por várias bandas de rock desde então. Assista o vídeo logo a seguir e entenda porque ambos já se tornaram virais na internet.



Tal como a Volkswagen, a Chevrolet capitalizou em cima de um sucesso do cinema em um anúncio do Camaro. Sim, como se pode imaginar, estou falando sobre Transformers, que já está no terceiro filme. A peça brinca com os tradicionais anúncios de concessionários e vendedores de carros, sempre em tom de fanfarra. Confira no vídeo abaixo e aguarde por outros comerciais.



Veja mais vídeos e outros carros mostrado no Super Bowl acessando o Blog do Boris!