UAI

Honda Civic movido a GNV ganha prêmio verde em Los Angeles

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

O Honda Civic Natural Gas 2012 foi eleito, esta quinta-feira (17), o Carro Verde do Ano no Salão do Automóvel de Los Angeles, desbancando modelos ecológicos de Europa, Estados Unidos e Ásia.

A montadora japonesa comemorou o prêmio, anunciado no segundo dia do "LA Auto Show", aberto à imprensa, na véspera da inauguração do evento ao público em geral.

"O Civic Natural Gas não só é um grande carro, mas também demonstra o compromisso da Honda para fornecer uma variedade de alternativas à gasolina", disse Michael Accavitti, da American Honda Motor Co., Inc.

O carro a CNV (sigla em inglês para gás natural comprimido), conhecido no Brasil como gás natural veicular ou GNV), uma alternativa à gasolina que emite menos gases de efeito estufa, foi posto à venda em outubro com preços a partir de 26.000 dólares, informou a companhia.

A Honda acrescentou que está expandindo a distribuição do automóvel a 200 agências em 36 dos 50 estados americanos, enquanto até agora suas vendas se limitavam a Califórnia (oeste), Nova York (nordeste), Utah (centro-oeste) e Oklahoma (centro).

Os cinco carros verdes finalistas na disputa usam tipos de energia - ou combinações de combustíveis - diferentes, o que demonstra o crescente leque de opções no mercado.

Além da Honda, os finalistas foram o Volkswagen Passat TDI, o Mitsubishi i, o Toyota Prius V e o Ford Focus Electric.

O Mitsubishi e o Ford são completamente elétricos, o Prius é uma versão incrementada do popular híbrido, que combina gasolina e eletricidade, e o Volkswagen funciona a diesel.

"Isto demonstra que a indústria finalmente está chegando a um ponto em que o consumidor pode escolher pela oferta verde", disse John O'Dell, editor do Edmunds.com, site na internet especializado para compradores.

"Estes veículos cobrem toda uma gama de tipos de combustíveis, faixas de preços e estilos", afirmou ao jornal Los Angeles Times.

No ano passado, o título de carro mais verde foi para o Chevrolet Volt 2011.