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Ford New Fiesta hatch é feito no México, mas usa motor brasileiro

 

O Ford Fiesta hatch subiu na vida. De compacto popular, o modelo da marca do oval azul passa a ser visto com outros olhos, a começar pelo nome New Fiesta. O novo hatch vem do México com banca de carro premium, ou seja, com um nível de acabamento melhor e pacotes de itens de série e opcionais completos. É um carro com visual atraente e que não decepciona no desempenho, graças ao eficiente conjunto mecânico. Bom de curvas e confortável, o New Fiesta só assusta pelo preço, um tanto quanto acima da concorrência e muito próximo do seu irmão maior, o Ford Focus, de segmento superior.

ESTILO O visual do New Fiesta é moderno e sugere esportividade. A frente em cunha, com inclinação acentuada desde o para-brisa ao capô, proporciona aspecto aerodinâmico. A grade frontal simples e estreita tem o logo da marca no centro. A entrada de ar maior fica na parte inferior do para-choque, que raspa com frequência em entradas e saídas de rampas.

Os faróis de duplo refletor têm forma alongada e triangular, espichando pelas laterais. O hatch tem linha de cintura elevada e teto arqueado, com descaída acentuada na traseira. Atrás, o vidro menor prejudica a visibilidade e as grandes lanternas triangulares dão equilíbrio ao desenho.

ESPAÇO Como um hatch compacto, o New Fiesta está dentro da proposta no que diz respeito ao espaço. Tem porta-malas com volume razoável e o espaço interno é bom para quatro pessoas, já que no meio do banco traseiro é limitado e falta o apoio de cabeça, apesar de ali ter cinto de segurança de três pontos retrátil. Na frente é boa a posição de dirigir, favorecida pelos bancos envolventes revestidos em tecido. Os comandos estão todos bem localizados e o volante tem boa pega, facilitando a vida do motorista.

POR DENTRO O acabamento interno é de boa qualidade, com material emborrachado na parte superior do painel. Plástico e tecido nos painéis das portas completam o ambiente.
Os instrumentos com fundo preto são de fácil visualização e um visor digital com computador de bordo fornece todas as informações necessárias. O motorista tem ainda os comandos do som no volante.

PERFORMANCE O hatch mexicano tem coração brasileiro. O motor 1.6 16V flex e o câmbio manual de cinco marchas, ambos produzidos em Taubaté (SP), proporcionam bom desempenho ao New Fiesta. Com bom torque em baixas rotações, o propulsor cumpre bem o seu papel, mesmo com o ar-condicionado ligado, garantindo arrancadas e retomadas eficientes. É áspero acima de 3.000rpm, mas com bom rendimento. As relações da transmissão estão bem definidas e os engates do câmbio são macios. Quanto ao consumo, o computador de bordo acusou 9,2km/l na cidade e 13,0km/l na estrada, com gasolina. Com etanol, 7km/l na cidade e 10,5km/l na estrada.

TECNOLOGIA Testamos o New Fiesta hatch com o segundo catálogo de equipamentos, que inclui freios ABS, controles eletrônicos de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa, que não permite que o carro volte em arrancadas em subidas íngremes.
Com tudo isso, o New Fiesta se torna um carro ainda mais seguro e prazeroso de dirigir. É firme em curvas e não decepciona no conforto, filtrando bem as irregularidades do solo. A direção com assistência elétrica foi bem calibrada e proporciona agilidade na cidade e segurança nas estradas. Os freios atuaram de forma eficiente. Nesse catálogo de equipamentos, o New Fiesta traz de série airbag duplo, mas se o cliente quiser pode levar mais cinco. O sistema multimídia Sync com comando de voz em português também faz parte do pacote tecnológico. É um carro quase completo porque o terceiro apoio de cabeça traseiro é opcional, e peca pelo preço salgado.

 

 

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