UAI

Seguradora britânica afirma que faróis de neblina causaram mais de 300 mil acidentes

Swiftcover faz pesquisa que mostra que a mesma prática chegou perto de causar outras duas milhões de batidas no ano passado

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

A seguradora britânica Swiftcover estimou que o uso incorreto dos faróis de neblina é um dos maiores causadores de acidentes nas rodovias do país. Além de irritante, o costume teria causado cerca de 300 mil acidentes e dois milhões de quase acidentes, todos motivados pela prática de se deixar as luzes acesas quando não são necessárias. Previstas para uso apenas em neblina, os faróis são apenas parte da burrice, já que ainda há a luz traseira de neblina para complicar a visibilidade.

Segundo a pesquisa realizada pela seguradora, cerca de três milhões de motoristas admitem que deixam suas luzes de neblina acesas mesmo em condições de boa visibilidade, o que é infração na Grã Bretanha - e aqui também. De acordo com o estudo, um em cada cinco motoristas - 21% - que deixaram suas luzes de neblina acesas alegaram que os faróis não estavam iluminando o suficiente.

Mais curioso ainda é que 14% dos condutores afirmaram que fazem isso apenas porque o carro parece mais bonito. Motoristas abaixo dos 34 anos são os que mais recorrem ao costume por essa razão, 22% deles, contra apenas 3% dos condutores entre 35 e 54 anos. "Motoristas jovens tentando parecer mais legais usando seus faróis de neblina o tempo inteiro estão ameaçando de maneira impensada e sem escrúpulos outros motoristas", afirmou Robin Reames da Swiftcover. Lembrando que, se a visibilidade é superior a 100 metros, as luzes de neblina não devem ser ligadas.