UAI

Garoto prodígio dá show sobre rodas

Jean Mc foi o responsável por várias manobras radicais assistidas ao vivo pelo público da Motofair. Edição do ano passado da feira foi o recomeço para o garoto, que perdeu tudo em um grave acidente na estrada

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação


Um dos brinquedos preferidos da garotada virou instrumento de trabalho para o jovem Jean Fernandes, de 13 anos, conhecido como Jean Mc. O garoto se exibe em vários tipos de bicicletas, deixando os adultos impressionados com a coragem nas manobras radicais.

Jean se apresentou durante os quatro dias do Motofair, neste fim de semana, em Belo Horizonte. Para realizar cada show, o menino leva sua frota, composta por sete bicicletas e uma pequena moto cross de 50cc. Ao lado de seu pai, de quem tem todo o apoio, Jean sempre inventa novidades em seus shows e novas engenhocas são construídas. A mais nova delas é um monociclo sem banco. O veículo é composto apenas por uma roda com pneu e dois pedais. Outra invenção que chama a atenção é o monociclo de três rodas sobrepostas, com dois metros de altura. "Para começar o número com esse monociclo preciso da ajuda do meu pai, ou subir em um carro ou qualquer outra base que dê altura para chegar ao banco, mas daí em diante eu comando o show numa boa", diz.

Manobras mais ousadas também são vistas no show de Jean, como o surf sobre sua motocicleta de 50cc. A mesma manobra é realizada na bike, mas no meio da pista, Jean começa a desmontar a magrela sem que ela pare no meio do caminho.

Equipamentos destruídos após incêndio na estrada

Acidente quase acaba com sonho
Jean foi um das atrações do Salão da Motocicleta de São Paulo, em outubro de 2010. Na estrada, voltando para Belo Horizonte, a Kombi do pai de Jean pegou fogo.  "Como estávamos em um declive, só deu tempo de parar o carro no acostamento e sair correndo, pois o fogo começou no motor e as labaredas já estavam no meio da Kombi", lembra o comerciante Assis Fernandes, pai de Jean.  No acidente, Jean perdeu todos os equipamentos, incluindo as bicicletas, roupas, colchões e até a mini moto, ainda novinha.

O acidente na Rodovia Fernão Dias repercutiu na imprensa e um grupo de empresários mineiros se reuniu para ajudar o acrobata a conseguir novos equipamentos, inclusive uma nova Kombi. Foram cinco meses parado, sem shows e sem treinos. A reestreia de Jean aconteceu em abril do ano passado, na segunda edição da Motofair, em Belo Horizonte, já com os novos equipamentos.

Início precoce
Quando tinha apenas dois anos de idade, Jean já andava com bicicleta sem rodinhas e mostrava as primeiras habilidades sobre duas rodas em casa. Um ano depois, seus amigos e familiares descobriram o talento de Jean. Andando de bicicleta na praça, todos paravam para assistir a exibição do menino.

Daí pra frente, Jean não parou mais e seu pai viaja com o jovem piloto para qualquer local onde haja festivais de motocicletas. Jean Mc também se apresenta em feiras, festas de empresas, programas de televisão e até em aniversários.
O trabalho exige treinos rigorosos, que ocorrem todos os fins de semana. "É para não atrapalhar a escola de jeito nenhum", explica o garoto, que está no 7º ano do ensino fundamental. Questionado sobre o futuro, Jean é enfático. "Não sei o que vou fazer ainda, mas a certeza que eu tenho é que vou continuar trabalhando com bikes e motos". Até lá, Jean continua carregando a Kombi – que leva seu nome estampado na lataria – e rodando com seu pai em apresentações em Minas e nos estados vizinhos.

Uma das manobras de Jean em seu monociclo