Publicidade

Estado de Minas

Brazil Classics Fiat Show - Museu a céu aberto

Tem muito encontro famoso de automóveis antigos na Europa e nos Estados Unidos que não exibe tanta raridade como o evento que o Veteran Car Club de MG promove em Araxá


postado em 15/06/2012 22:50 / atualizado em 16/06/2012 00:14

(foto: Boris Feldman/EM/D.A PRESS)
(foto: Boris Feldman/EM/D.A PRESS)
De Araxá, MG - Até colecionadores brasileiros que frequentam os mais requintados eventos de automóveis antigos do mundo se espantaram com algumas das raridades expostas no último fim de semana (feriadão de Corpus Christi) em Araxá. Muitos confessavam nunca ter visto o francês La Licorne ou o inglês Lanchester, modelos de marcas famosas no início do século passado mas que já desapareceram há mais de 50 anos. Mas muitos outros clássicos marcaram presença no Brazil Classics Fiat Show 2012, a 20ª edição do encontro nacional de automóveis antigos organizado pelo Veteran Car Club MG com patrocínio da Fiat Automóveis e apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e Prefeitura de Araxá.

 

Clique aqui e veja a galeria de imagens dos antigos em Araxá!

 

 

O encontro teve como cenário o cinematográfico Tauá Grande Hotel de Araxá, que recebeu esse ano 295 automóveis, caminhões, picapes e jipes. O Brazil Classics é pioneiro no leilão de automóveis e o desse ano bateu recorde: 105 automóveis se inscreveram e 56 deles foram arrematados sob o martelo, na sexta dia 8.

PORSCHES 911: HOMENAGEM A BUTZI(foto: Boris Feldman/EM/D.A PRESS)
PORSCHES 911: HOMENAGEM A BUTZI (foto: Boris Feldman/EM/D.A PRESS)

 

O “grand finale” do encontro aconteceu no sábado, dia 9, com o desfile dos 63 premiados e culminando com o “Best of Show”, o Trofeu Roberto Lee, que foi esse ano para o Rolls Royce 1923 Silver Springfields, de Rubio Fernal Ferreira. Outros destaques foram o Troféu Lalique concedido ao colecionador que mais incentiva o hobby e que passou esse ano para as mãos de Nelson Rigotto de Gouvea. O melhor esportivo nacional foi o Brasinca Uirapuru, de Otavio Pinto de Carvalho. Outro colecionador homenageado por sua extraordinária contribuição ao antigomobilismo foi Og Pozzoli. 

 

O programa Vrum também esteve em Araxá. Confira na reportagem de Emílio Camanzi: 

 

DESTAQUE Na exposição de antigos em Araxá, um dos modelos que chamou mais atenção do público foi o triciclo “Benz Patent Motorwagen”, considerado o primeiro automóvel do mundo. O modelo, único no Brasil, é uma das 160 unidades que voltaram a ser fabricadas pela Mercedes-Benz há 20 anos. Foi feita uma homenagem especial a Ferdinand Alexander (Butzi) Porsche, o criador do modelo 911 e que morreu há dois meses. Dez unidades do automóvel eleito o “Esportivo do Século” desfilaram na passarela formando um belo conjunto do esportivo.

BEST OF SHOW: Rolls Royce - Silver Springfields 1923(foto: Fiat/Divulgação)
BEST OF SHOW: Rolls Royce - Silver Springfields 1923 (foto: Fiat/Divulgação)

 

Outras raridades que marcaram presença foram o Le Zebre 1905 e o Benz 1911, que pertenceu ao bispo da cidade de Vassouras, no Rio de Janeiro. Entre os esportivos ingleses, um exemplar único no Brasil: o Aston Martin DB2, de 1951. Outras marcas presentes em Araxá, apesar de não serem fabricadas há dezenas de anos, foram a Maxwell, Hudson, Hupmobile, Stutz, Hispano-Suiza, Kaiser, Studebaker.

 

PRAIA MINEIRA O encontro de Araxá acontece sempre no feriado de Corpus Christi, mas apenas a cada dois anos, pois a ideia do Veteran Car Club de MG, que o organiza, é manter um padrão internacional de qualidade dos automóveis expostos. Ao contrário das dezenas de outros eventos do gênero, o número de carros é limitado e se faz uma pré-seleção dos inscritos. Mantidas as proporções, o Brazil Classics Fiat Show procura repetir no Brasil o mais famoso evento de automóveis antigos do mundo, o “Pebble Beach Concours d’Elegance” que acontece anualmente nessa praia da Califórnia sempre no terceiro domingo de agosto. Com cerca de 200 dos mais sofisticados e importantes carros de colecionadores de todo o mundo.

FORD A: ANTES E DEPOIS(foto: Boris Feldman/EM/D.A PRESS)
FORD A: ANTES E DEPOIS (foto: Boris Feldman/EM/D.A PRESS)

  • Tags
  • #
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade