As vantagens do modelo de propriedade compartilhada se tornaram mais evidentes com os efeitos da crise financeira internacional, que passou a exigir maior racionalidade de gastos. Empresários brasileiros perceberam que, em tempos de otimização dos recursos, tornou-se mais interessante compartilhar um avião ou helicóptero do que adquirir ou manter um bem de uso exclusivo.
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“É cada vez maior o número de proprietários de aviões e helicópteros que estão buscando compartilhar suas aeronaves no sistema de cotas”, conta Marcus Matta, sócio-diretor da empresa Prime Fraction Club, que atua no segmento de propriedade compartilhada de aviões, helicópteros, embarcações e automóveis.
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Airbus participa da Labace e mostra versão executiva do A318Pernambuco vai receber o primeiro carro elétrico compartilhado do BrasilPernambuco vai receber o primeiro carro elétrico compartilhado do BrasilPrimeiro sistema de compartilhamento de carros do país começa ainda este ano em PE“Optar por ser dono da cota de um avião, helicóptero ou outro bem de luxo não está relacionado à disponibilidade de recursos, mas faz parte de uma percepção mais inteligente de redução de desperdícios e gastos desnecessários. É um jeito novo de ter um bem de luxo”, ressalta Matta, ao explicar que, entre os clientes do Prime Fraction Club, 85% têm condições de ter seu próprio avião, helicóptero, barco ou carro esporte, mas optam pelo compartilhamento como modelo inteligente e adequado ao momento atual.
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Ter um avião ou helicóptero era privilégio de grandes empresas ou milionários tradicionais. Segundo Matta, 15% dos cotistas da empresa são profissionais liberais e empresários de médio porte.
Conquistando o público mineiro
Durante a Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (Labace), que termina nesta sexta-feira (17), no Aeroproto de Congonhas, em São Paulo, a Prime confirmou que entrará no mercado mineiro, com representação em Belo Horzionte, já no início de 2013. Segundo a empresa, o número elevado de consultas de empresários de Minas Gerais interessados no sistema de compartilhamento, fez a Prime estudar a viabilidade de se instalar também em BH para atender a crescente demanda no estado.
Quem também está de olho no consumidor de luxo mineiro é a Líder Aviação, sediada em Belo Horizonte.
Para o diretor de gerenciamento e fretamento de aeronaves da Líder Aviação, Heron Hollerbach, o crescimento da demanda por esse serviço é conseqüência do "amadurecimento" do mercado brasileiro. "Atualmente, as pessoas já não veem mais a aviação executiva como um artigo de 'luxo', mas como ‘ferramenta de trabalho’, ou seja, um investimento em agilidade, segurança, versatilidade etc... Por isso, procuram soluções que ofereçam o melhor custo-benefício, pois, mesmo entre aqueles que possuem grandes fortunas, a ostentação tem cedido espaço a uma utilização mais racional dos recursos", explica.
Indicado para pessoas que voam entre 15 e 25 horas por mês, o Líder Share pode representar até 35% de economia, se comparado aos custos de aquisição individual de uma aeronave. Como membro do Líder Share, o cliente pode desfrutar de todos os benefícios de possuir um avião particular: basta agendar o horário do voo e deixar que a empresa cuide de todos os procedimentos necessários para a viagem. Caso a aeronave já esteja reservada para outro cotista, outra aeronave, de igual ou maior desempenho, é disponibilizada. "O Líder Share é uma ótima alternativa para quem busca soluções em aviação executiva ao menor custo do mercado", conclui Heron Hollerbach.
A grande vantagem destes sistemas de cotas é que o cliente ganha na garantia das aeronaves - com a manutenção em dia - e tripulação treinada. O cotista ainda pode optar por um programa de gestão para quem deseja adquirir o bem (ou já o possui) sem ter que lidar com a burocracia envolvida no processo, como contratação de tripulação, hangaragem, administração, etc.