Automóveis exclusivos
Até um Mercedes, que foi de Porfirio Rubirosa, marcou presença no castelo de Bensberg, na última semana, palco de sofisticado encontro de clássicos.
Alguns automóveis clássicos tem sua história apimentada pela de seu proprietário. Um tempero extra que muitas vezes multiplica seu valor entre os colecionadores. E haja pimenta quando o carro, além de ser a icônica “Asa de Gaivota”, ainda pertenceu a Porfirio Rubirosa, um dos mais famosos playboys de todos os tempos. Um Mercedes que, ahhhh... se falasse, teria muita história para contar dos muitos romances e casamentos de Rubirosa com belas e milionárias mulheres, entre elas Zsa Zsa Gabor, Marilyn Monroe, Ava Gardner e Eva Peron. Além da coleção de amantes, ele tinha uma outra de automóveis esportivos, entre os melhores do mundo.
Muitos outros clássicos exclusivos e exóticos que dificilmente saem da toca e, por isso mesmo, bem valorizados por colecionadores estavam no gramado do Schloss Bensberg: Citroën DS 19 “Le Dandy” de 1962, Jaguar Mark IV Worblaufen Cabriolet (4 unidades produzidas), Delahaye 135 M Guilloré Cabriolet de 1949 (também uma entre quatro), Bentley S1 DHC H.J. Mulliner de 1958 e a lista continua com Aston Martin, Alfa Romeo, Bugatti, Porsche, Ferrari, Maserati, Lamborghini e até um interessante carro-conceito fabricado por Giugiaro, o ItalDesign Machimoto.
Leia Mais
Os microcarros e os brasileiros
No sábado dia 8, véspera do encontro, cerca de 90 automóveis históricos (alguns deles expostos também no Concours d’Elegance no domingo) rodaram mais de 100 quilômetros num rali que teve como roteiro estradinhas secundárias, apertadas e sinuosas na região montanhosa nas proximidades de Bergish Gladbach. Entre os participantes, pilotos famosos como Jacky Ickx e Hans-Joachim Von Stuck e também algumas celebridades do cinema. O campeão foi o Skoda 130 RS de 1976 com a dupla Matthias Kahle e Peter Göbel.
No Concurso de Elegância, várias figuras carimbadas entre os jurados como Fabrizio Giugiaro, Jacky Ickx e Andrea Zagato, que votaram na Ferrari Dino como o melhor entre os expostos, enquanto o público, também com direito a se manifestar, apontou o Mercedes 300 Sc Roadster de 1957. Elegância não só dos automóveis, mas também do público: gente rica, chique, de bom gosto e apaixonada pelo antigomobilismo. A maioria de alemães, pois faltou um quê de internacionalidade ao evento. Nem o catálago do evento tinha tradução para o inglês, que se danem os que não dominam a língua germânica...
Duas exposições especiais destacaram os vitoriosos Porsches nas pistas na década de 1960 e uma coleção de automóveis que se destacaram nos ralis do passado. Além dos antigos, os modernos que foram verdadeiro colírio bem defronte ao muro do castelo: como o evento é patrocinado pelo grupo Volkswagen, uma fileira “top” de suas marcas luxuosas e esportivas: Audi S8 e R8, Bentley Mulsanne e Continental GTC, Bugatti Veyron Grand Vitesse, Lamborghini Aventador e Gallardo Super, Porsche Panamera e 911 Cabrio, além dos VW Phaeton e Beetle Turbo.