UAI

Belo Horizonte reúne encontro brasileiro de viaturas militares

Modelos utilizados na Segunda Guerra mundial e em outros confrontos mundiais foram exibidos no Centro da capital mineira

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Willys MB 1942


Dezenas de veículos militares antigos se reuniram em Belo Horizonte para o 8º EBPVM - Encontro Brasileiro de Preservadores de Viaturas Militares. Cerca de trinta modelos, entre jeeps, caminhões e outros veículos foram expostos no Parque Municipal, no Centro da capital mineira.

Clique aqui e veja mais fotos das viaturas!

Alguns exemplares são originais da Segunda Guerra Mundial e contam com as cores da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Modelos da Willys e Ford, fábricas que produziram os famosos jeeps durante o confronto. Entre os modelos expostos, havia ainda uma réplica fiel do Volkswagen Kübelwagen, modelo baseado no Fusca e utilizado pelas tropas nazistas.

Réplica Volkswagen Kübelwagen



Uma das estrelas em exibição foi o Ford GP, um raro jipe de 1940. O modelo é um protótipo feito pelas fábricas americanas antes de se chegar ao famoso GPW. A preciosidade pertence a João Barone, baterista dos Paralamas do Sucesso, que esteve presente no encontro.

Ford GP 1940



Além dos modelos de colecionadores particulares, viaturas do Corpo de Bombeiros e do Exército foram expostos. Vendedores de peças de veículos antigos, roupas militares, filmes e todo o tipo de artigos ofereciam algumas relíquias, como capacetes e objetos da Segunda Guerra, das tropas aliadas e nazistas.

Nos três dias de evento, finalizado nesse domingo (18), aconteceram encontro entres os colecionadores, debates sobre a conservação dos veículos e uma carreata com as viaturas.



Feira de objetos militares, incluindo relíquias da Segunda Guerra



Clique aqui e veja mais fotos das viaturas!