O Opel Meriva foi lançado na Europa em 2003 e a primeira geração foi comercializada pela Chevrolet no Brasil. A minivan teve até bom retrospecto de vendas tanto entre o consumidor final, como entre frotistas, mas teve a produção encerrada em 2012, sendo substituída pelo Spin LT e seu design questionável. Enquanto isso, no Velho Continente, a General Motors revelou nesta semana a terceira geração do Meriva.
VEJA FOTOS DO MERIVA 2014!
O novo Meriva ganhou elementos visuais mais elegantes, como nova grade cromada e luzes de posição em LED nas lanternas traseiras e rodas de liga leve de 17”. Os faróis estão mais envolventes, com elementos que se assemelham a asas de águia. A linha lateral apresenta um declive nas portas traseiras à exemplo das minivans da Citroën. O detalhe que mais chama atenção são as portas traseiras no estilo suicida, que têm abertura de 84º, contra 68º das convencionais.
No mercado europeu, o carro vem equipado com novo motor 1.6 CDTI turbo-diesel de 136 cavalos, que também equipa o Zafira, outro que abandonou o Brasil em 2012. Há também opção de um motor a gasolina com 100 cavalos. O câmbio é manual de seis marchas.
O interior é bem refinado, com comandos próximos ao motorista, volante em couro e tela multimídia com GPS. Os bancos do Meriva até ganharam um prêmio de ergonomia na Alemanha. O carro ainda conta com porta-bicicletas integrado.
O carro será lançado oficialmente no Salão de Bruxelas, em janeiro de 2014. A geração atual do Meriva tem preço a partir dos 15.600 euros na Europa. Não há previsão de vinda ao Brasil,que tem no Chevrolet Spin o sucessor tanto de Meriva, como do Zafira.