O Ministério Público de Minas Gerais aguarda para a próxima segunda-feira a resposta da Volkswagen em relação ao defeito da picape Amarok, que provoca desgaste prematuro da correia dentada e, em alguns casos, seu rompimento. Em mais uma audiência realizada com a montadora no início deste mês, representantes da empresa se comprometeram a realizar um programa amplo de instalação do Engine Dust Kit (EDK) – com a função de “soprar o ar”, evitando a penetração de pó na correia e polias –, que até o momento vinha sendo disponibilizado apenas para proprietários que usam a picape para trabalho dentro de mineradoras e sem divulgação. Durante a audiência, a montadora se comprometeu a explicar em detalhes como vai ser realizado o programa e se consistirá em chamamento público nos moldes de um recall. Caso não opte por esse caminho, terá que justificar os motivos, levando em consideração “as normas legais e regulamentares”.
CLIQUE E VEJA FOTOS DA AMAROK!
Leia Mais
Procon-MG pede esclarecimentos sobre desgaste prematuro da correia dentada da VW AmarokMP pede que consumidores relatem problemas com Amarok, Gol e VoyageNovo kit promete solucionar problema na correia dentada da VW AmarokVW Amarok 2.0 Turbodiesel automática cabine duplaVW cria ação especial para vender picape Amarok em Minas Gerais e reduzir os estoquesVolkswagen convoca recall para Amarok e Tiguan no Brasil
O programa envolverá também o ressarcimento de donos de Amarok ainda em garantia, que tenham tido despesas resultantes do problema (mesmo que não tenham sido observados os prazos das revisões), e além disso, a montadora deverá se manifestar sobre novas reclamações de consumidores enviadas ao Procon do MP.
DESGASTE A Volkswagen tem conhecimento do problema pelo menos desde abril do ano passado, quando começaram a ser recorrentes as reclamações de donos de Amarok, cuja correia apresentava problemas de desgaste entre cinco mil e 10 mil quilômetros, precisando ser substituída prematuramente – pelo manual do proprietário a primeira troca deveria ocorrer aos 120 mil quilômetros – e por várias vezes.
A primeira solução adotada, como registrou o caderno Vrum em 18 de abril de 2012, foi a inclusão de uma capa de vedação da correia, que não surtiu efeito. Um ano depois, foi criado o kit EDK, uma verdadeira parafernália, que inclui ventilador, novo filtro de ar e um tubo ligado a um novo tipo de cobertura da correia, com o objetivo de sugar o ar, comprimindo-o e fazendo pressão, de modo que as partículas de poeira sejam impedidas de chegar até a correia, danificando-a prematuramente. Mas o kit só foi disponibilizado a donos de Amarok que usam a picape para trabalho dentro de mineradoras.
VIDA ÚTIL Em resposta ao caderno Vrum, a VW afirma que “a correia é um componente de desgaste natural, sendo sua verificação especificada em intervalos de quilometragem, conforme a severidade de uso do veículo e que a durabilidade dependerá de fatores como tempo, modo e local de uso, além da incidência ou não de agentes externos”. A VW admite que o kit EDK foi uma solução técnica desenvolvida para veículos usados dentro de mineradoras, para evitar o acúmulo de pó de minério na correia, e garante que sua instalação é paga pela montadora.
Sobre os demais cconsumidores, a marca afirma que “para os clientes que usam os veículos em regiões nas quais estão instaladas mineradoras, em razão da ação do pó de minério, a rede autorizada analisa tecnicamente cada veículo e, quando comprovada a necessidade, já faz a instalação do kit e substitui os eventuais componentes necessários”.
CLIQUE E VEJA FOTOS DA AMAROK!.