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EXCLUSIVO
O HB20 foi desenvolvido exclusivamente para o Brasil. Para tanto, o próprio Casey Hyun veio algumas vezes para o país. Mas, mais do que isso, uma equipe de designers morou um ano em território nacional. “Tem muita coisa que identifica o Brasil, como o futebol e o Carnaval. Mas queríamos mais, conhecer mesmo os costumes dos brasileiros e a sua cultura.
CONSERVADORISMO
O designer-chefe garante que não foi complicado criar um design expressivo, com as já tradicionais linhas fluidas que caracterizam a marca, em um carro compacto. Mas teve que lidar com o conservadorismo dos brasileiros em relação às cores. “Tivemos que trabalhar com formas expressivas em cima de cores neutras, como prata e preto”, explica.
SUCESSO
Casey Hyun também é pai de outros projetos de sucesso. Em 2007, criou o design do i30 para bater de frente com modelos já consagrados na Europa, como Ford Focus, Volkswagen Golf e Chevrolet Astra. Em 2009, criou o conceito de escultura fluida com o Sonata e ainda está por trás do Eon, projeto desenvolvido exclusivamente para o mercado indiano. E nunca teve dúvida quanto o sucesso do HB20.
SUV
O designer chefe desconversa quanto à possibilidade de estar trabalhando no design de um SUV baseado do HB20, mas deixa uma possibilidade em aberto, já que o compacto vende bastante. “Tudo depende da demanda. E se eu tiver uma oportunidade de desenhar outro carro para o Brasil, farei com maior prazer. Até porque sou um homem global, mas o Brasil é o meu país top, está no meu coração”, brinca.
Planos para o futuro
Construir novas fábricas não está nos planos da Hyundai no momento. Os executivos da montadora, no entanto, revelam que, se preciso for, existe a pretensão de aumentar a capacidade nas plantas de mercados que estão crescendo. É o caso do Brasil, mas, quanto aos planos para o país, eles admitem que ainda é cedo para definir qualquer tipo de investimento, principalmente porque o HB20 está no mercado há cerca de um ano e que é melhor aguardar as eleições presidenciais do próximo ano para tomar qualquer decisão.
Processo de verticalização
Na sede na Coreia do Sul, a Hyundai funciona de forma diferente, em um grupo que é basicamente auto-suficiente, em um processo de verticalização. A fábrica de Ulsan, uma das maiores do mundo, com cinco plantas distintas em sua área, tem capacidade de produção de mais de 1,5 milhão de automóveis por ano - para se ter ideia, a Hyundai tem capacidade de produzir 4,5 milhões de carro em todo o mundo. Dentro da própria área da fábrica, há um porto e, em 2013, 1,1 milhão de unidades sairão dele para abastecer 200 países. O grupo ainda conta com uma siderúrgica, a Steel Hyundai, que abastece a maior parte da demanda da montadora por aço na fabricação dos carros. Com isso, a marca ganha em vantagem competitiva por melhorar a qualidade do veículo ao ter o controle sobre as matérias primas.
* Viajou a convite da Hyundai.