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Fiat Oggi completa 30 anos de lançamento

O compacto da Fiat completa três décadas de lançamento em 2013. Ele foi o primeiro sedã da marca italiana produzido no Brasil e surgiu para completar a família 147

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Fiat Oggi completa 30 anos de lançamento
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

O modelo tinha duas opções de motor 1.3, sendo uma a gasolina e outra a etanol; e câmbio manual de cinco velocidades


O Fiat Oggi completa três décadas de lançamento em 2013 e surgiu para completar a família 147, já com a frente do Spazio. Foi o primeiro sedã da marca italiana fabricado no Brasil e teve 20.419 unidades comercializadas. O carro tinha duas opções de motor 1.3 (a gasolina, de 61cv; ou etanol, 62cv) e câmbio manual de cinco marchas, pesava 830 quilos e levava 330 quilos de carga útil.

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Batizado de Oggi (hoje, em italiano), o pequeno sedã tinha como principal argumento de venda o porta-malas generoso, com 440 litros, graças à traseira alta e o estepe no cofre do motor. A mecânica era a mesma do Spazio, mas trazia uma novidade tecnológica: o sistema cut-off na carburação, que cortava o fornecimento de combustível quando o acelerador não era pressionado, reduzindo o consumo.

Versão CSS surgiu em 1984 com motor 1.4



Em 1984 surgiu a versão CSS (Comfort Super Sport), limitada a apenas 300 unidades, todas na cor preta. Ela tinha apelo esportivo, com spoilers na dianteira e traseira, saias laterais e duplo aerofólio (no teto e tampa do porta-malas), além de rodas de liga leve, faróis de milha e um linha vermelha na cintura. Os logotipos do carro e da versão eram aplicados em vermelho na coluna C e na porta. O motor acompanhava o ritmo esportivo: tinha 1.415cm³ de cilindrada e chegava a 1.490cm³ nos carros destinados a competições. A potência do Oggi CSS era de 78 cavalos e o câmbio era o mesmo cinco marchas do CS, mas com escalonamento mais curto.


MANÔMETRO

No interior, destaque para o volante de quatro raios e o painel de instrumentos, que acrescentava manômetro de óleo e voltímetro. Os bancos eram mais envolventes, com costuras em vermelho, mesma cor dos cintos de segurança (estilo que a Fiat voltou a utilizar nos seus modelos esportivos). Nas duas versões, o Oggi teve 20.419 unidades comercializadas. A produção acabou em 1985, dando lugar ao Prêmio.

Painel contava com manômetro, volante de quatro raios com a logo clássica vermelha da Fiat


O modelo CSS é cobiçado por colecionadores devido à produção limitada. Uma unidade bem conservada e sem itens a restaurar pode passar o valor de um veículo médio zero quilômetro. Neste ano, um colecionador São Paulo revelou imagens de um Oggi CSS com apenas 45 quilômetros rodados. O valor da negociação não foi revelado.


Alberto di Bernardi viajou em lua de mel num Oggi e até hoje guarda carinho pelo carro



Uma outra unidade pertence ao empresário João Braga, de 32 anos, de Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata mineira. “Meu pai teve um carro desses, versão CS. Mas, ao saber da raridade, procurei até encontrar um CSS. O odômetro marca apenas 20 mil quilômetros, mas não sei precisar se são originais”, conta. O carro foi restaurado e agora fica apenas na garagem do colecionador. “O design e motor diferenciado me atraem. É um carro muito bonito”, afirma.

LUA DE MEL MARCANTE

O Oggi foi um veículo que marcou a viagem de lua de mel do microempresário Alberto de Bernardi, um apaixonado por modelos da família 147. Ele escalou um modelo CS 1984 para o trecho entre Belo Horizonte e Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, em janeiro de 2000. O pequeno sedã com motor 1.3 encarou bem a viagem e foi parar até no álbum de casamento, além de histórias que já duram mais de uma década. Filho e neto de mecânicos, Alberto já respirava o universo automotivo desde a infância, com predileção pela marca italiana.


Manuais originais do Fiat Oggi



Alberto lembra do viagem como se fosse hoje. “O engraçado era a expressão de outros motoristas com carros 1.0, que na reta passavam por mim tranquilamente e nas subidas levavam um susto ao serem ultrapassados pelo Oggi, que naquela época já era um modelo antigo”, se diverte o entusiasta do carrinho. Nas paradas pelo caminho, o sedã chamou atenção de curiosos pelo bom estado. O microempresário guarda fotos do carro em trechos como as subidas íngremes do Pontal do Atalaia, com o oceano ao fundo.

Este modelo foi vendido no começo de ano em São Paulo


Apesar das boas lembranças, o Oggi foi vendido. Mas, pouco tempo depois do casamento, Alberto passou a colecionar veículos, em parceria com o pai, que fazia a restauração. Já são 11 modelos da linha 147, incluindo as versões perua, picape e séries especiais do hatch, além de modelos de outras marcas. O hobby virou profissão e hoje o microempresário vive da compra e venda de peças e veículos antigos nacionais. Alberto já até tentou procurar o Oggi da lua de mel, mas sem sucesso. No entanto, conseguiu comprar duas unidades da série especial CSS, versão esportiva do sedã com apenas 300 carros. Um foi vendido e o outro repousa no fundo da casa , esperando sua vez de ser restaurado. “O Oggi era um carro diferente. O câmbio era bom e o espaço interno fantástico. É um dos carros que mais gosto. É um mito”, afirma.

Apenas 45 quilômetros rodados!

Detalhe para o cinto de segurança vermelho: estilo que a Fiat resgatou atualmente

Oggi teve mais de 20 mil unidades comercializadas entre 1983 e 1985

Com apenas 300 unidades fabricadas Oggi CSS é cobiçado por colecionadores. Veja fotos!