UAI

Carro que estaciona sozinho ajuda quem tem dificuldades na baliza?

A tecnologia chamou a atenção quando foi lançada, além de prometer acabar com o sofrimento de quem odeia estacionar o veículo. Mas na prática, será que ela é realmente eficaz? Nós conferimos!

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Para a engenheira Rosilene, o Park Assist não é apenas uma 'firula'

Para muitos motoristas, fazer uma baliza é uma arte ou mesmo um desafio que geralmente deixa marcas no veículo. Nos estacionamentos é fácil identificar um carro que o condutor tem pouca habilidade ao volante em pequenas manobras. No entanto, novas tecnologias podem ajudar o motorista, já disponíveis, como opcional, em veículos a partir dos R$ 68 mil.


Os mais precavidos preferem nem mesmo estacionar o veículo, como a atendente Maíra Campos, que confessa andar o quanto for necessário até achar uma vaga que não necessite de muitas manobras. Apesar de não muito prática, a tática de Maíra parece que deu certo, pois as rodas de seu Ford Ka estão intactas. Um carro com o sistema de estacionamento automático ajudaria pessoas nessa situação? A atendente acredita que sim. “Preciso de um carro com esse sistema, é o meu sonho”, diz.

VEJA FOTOS DO VOLKSWAGEN CC!

Quem também gasta mais tempo escolhendo vagas é a engenheira civil Rosilene Lima, de 30 anos, mesmo já com dez anos de carteira. Ela afirma que ao sair com seu veículo, um Fiat Palio, procura sempre vagas isoladas ou próximo a entradas de garagem. "Normalmente acho vagas num lugar próximo, mas já cheguei a estacionar dois quarteirões de distância para evitar de fazer manobras", revela.

 


O Vídeo abaixo mostra a experiência da engenheira em um veículo equipado com sistema de estacionamento automático. Assita!

[embed]https://www.youtube.com/embed/A2IGpUSmMys[/embed]



Reportagem do Portal Vrum levou a engenheira para fazer um test-drive no Volkswagen CC, cupê alemão que possui um sistema que estaciona o veículo sozinho, chamado de Park Assist. Após algumas voltas para acostumar com o carro e testar o equipamento, ela conseguiu fazer a baliza no CC, mesmo com um metro de comprimento a mais que o Palio.

 

"Ele é um carro muito maior que o meu e seria difícil achar uma vaga para estacionar. Mas o sistema ajuda bastante e mesmo com porte dele foi tranquilo manobrar", diz Rosilene. Com mais algumas balizas, a motorista já conseguiu boa desenvoltura para estacionar o enorme cupê.


Sistema automático de estacionamento garante manobra próxima da perfeição, mesmo em um carro de 4,8 metros, como o CC



Apesar de sistemas como o Park Assist serem disponíveis apenas em veículos mais caros, outros recursos como sensor de estacionamento e câmera de ré agora estão nos planos da engenheira. "Esses equipamentos ajudam demais, mesmo que não estacionem o carro sozinho. Quero essa facilidade no meu próximo carro", afirma ela.


Experiência do repórter

Rodei alguns dias com o CC e por duas vezes experimentei o Park Assist. Primeiro, você sinaliza com a seta o lado da via em que pretende estacionar. Sensores externos fazem a leitura dos espaços disponíveis e identificam a vaga que caberá o veículo. Uma mensagem no painel avisa o motorista e pede para que o veículo seja posicionado ao lado do carro que está à frente da vaga encontrada. Cabe ao motorista engatar a ré e controlar os movimentos do carro através do pedal do freio. O mesmo ocorre para sair da vaga e o sistema também pode ajudar em vagas 90º, como em supermercados e shoppings.


Outro item que auxilia o motorista é a câmera de ré, mais acessível e que pode ser instalada em qualquer carro



Apesar de garantir uma baliza perfeita, no meu uso diário, preferi sempre fazer a manobra 100% manual, sem contar em nada com a tecnologia. Achei mais rápido do que acionar o Park Assist e esperar a leitura do sistema. Outro detalhe a ser observado é que os sensores têm ponto cego: logo árvores próximo do meio fio ou lixeiras podem ser atingidas pelo carro. Mas, sem dúvida, é uma mão na roda para quem ainda tem grandes dificuldades com o estacionamento ou está cansado após um dia de trabalho.


O que esperar no futuro


O motorista para, desce do veículo e, com um comando no smartphone, manda o carro procurar uma vaga na garagem. O veículo usa sensores, câmeras e um mapa do estacionamento para saber onde ir; estaciona e desliga sozinho. Na hora de ir embora é só chamar que o carro busca o condutor no mesmo lugar que deixou. Confira o vídeo:

[embed]https://www.youtube.com/embed/PPl8wYBZXTs[/embed]


Sim, isso tudo pode virar realidade, mas, por enquanto, é apenas um estudo feito pela Audi. Mas a Volvo foi além e desenvolveu um sistema que permite que o carro interaja com outros veículos e também com os pedestres dentro de um estacionamento. A marca sueca garante que essa tecnologia estará disponível antes mesmo do que imaginamos. Se assim for, as rodas arranhadas estarão com os dias contados.


Veículos que estacionam sozinhos disponíveis no Brasil:

Volkswagen CC – item de série - R$ 185 mil
Volkswagen Tiguan - item opcional - a partir de R$ 112 MIL

Volkswsagen Golf - item opcional - a partir de R$ 68 mil

Audi Q3 – item opcional - a partir de R$ 149 mil

Ford Focus - de série na versão Titanium - R$ 87 mil
BMW Série 5 - Item de série - A partir de R$ 254,9 mil
BMW Série 6
(Coupé e GranCoupé) - a partir de R$ 399 mil
BMW Série 7 -
Item de série - a partir de R$ 509 mil
BMW X5 -
Item de série- a partir de R$ 399 mil
BMW i3
(Elétrico que será lançado em 2014)
Mini  - item de série em toda linha até 2014 - a partir de R$ 76 mil
Mercedes-Benz Classe E - item de série - a partir de R$ 241,5 mil
Mercedes-Benz Classe S - item de série - a partir de US$ 265,9 mil

 

Versão top de linha do Ford Focus também possui sistema que estaciona sozinho