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Vrum Responde - Ruídos na correia dentada e na direção são normais?

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Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

BARULHEIRA
Ruídos na correia dentada e na direção são normais?

Eloísio de Souza
cavalheiro36@gmail.com

Tenho um novo Fiat Palio 1.0 Attractive 2012/2012, que, em setembro, começou a apresentar barulho na correia dentada ao ligar o carro, estando frio. Surgiu também um ruído ao girar o volante para qualquer lado. Na autorizada, o mecânico afirmou que a Fiat alega que o barulho da correia é normal e que desmontou o volante, mas o ruído é proveniente dos mecanismos da direção e não há como sanar o problema. Quando comprei o carro ele não tinha esses ruídos e não acho isso normal, já que, apesar de não atrapalhar na dirigibilidade, é um incômodo e creio que provocará desvalorização. Esses barulhos são realmente normais? Devo ir à Justiça pedir ressarcimento do bem ou troca?

Realmente, Eloísio, esses ruídos não são normais e devem ser sanados, pois em se tratando de correia dentada e direção, sua segurança pode estar comprometida. Mas é preciso fazer uma revisão no carro para se ter a certeza da origem desses ruídos e identificar as causas. Esse tipo de barulho é mais comum nas correias do alternador e da própria direção hidráulica. E se o carro ainda está na garantia, o fabricante tem a obrigação de apresentar uma solução para os problemas e sem custos para você.


VAZAMENTO
Por que o motor do meu
carro vive sujo de óleo?

Adriano Leite
Belo Horizonte

Meu carro está com vazamento de óleo e não sei mais o que fazer. Ele já está com cerca de 140 mil quilômetros rodados e ao trocar o óleo pude verificar que o cárter e o peito de aço estão sujos de óleo. É preciso trocar algum componente do motor?

Caro Adriano: existem algumas possibilidades que podem justificar o fato de o cárter e o peito de aço do seu carro estarem sujos de óleo. O vazamento pode estar acontecendo em alguma junta, no anel de vedação do bujão do cárter (por onde se faz o escoamento do lubrificante velho) ou até mesmo pela tubulação, onde fica a vareta de verificação do nível. Mas o ideal é você levar o carro em uma oficina para que seja feita uma análise detalhada, pois só assim será possível ter a certeza de onde vem esse vazamento.


FORA DO PONTO
O que faz o motor oscilar
em baixas rotações?

Alexandre Barboza Lopes
alexandrebarbozalopes@gmail.com

Tenho um Ford Ka 1999, equipado com motor Endura, que quando está frio apresenta certa oscilação nas rotações. Isso pode ser algum problema de vela, combustível ou falta de regulagem? Creio que o motor quando ligado deve permanecer em 1.000rpm e o meu está abaixo.

Olhe, Alexandre, em geral, os motores funcionam em marcha lenta na faixa de 1.000rpm, mas alguns modelos podem trabalhar em rotação um pouco mais baixa. Essa oscilação da marcha lenta pode ser proveniente de motor desregulado, combustível ruim ou até mesmo sujeira no sistema de alimentação. Só mesmo um bom mecânico para identificar o problema.


NO TANQUE
Há problema em abastecer
carro flex só com gasolina?

Thiago Leandro Bezerra Morais
thiaghomorais@hotmail.com

Comprei um carro novo recentemente e só abasteço com gasolina, porém ele é flex e só saio de dois em dois dias, rodando muito pouco. Há algum problema abastecer só com gasolina? E se eu abastecer com etanol, não vai ficar ruim de dar a partida, já que não rodo todos os dias? O que é melhor para o
meu carro?

Se o seu carro é flex, Thiago, ele foi projetado para funcionar com gasolina, etanol ou a mistura de ambos em qualquer proporção. Portanto, você pode, sim, abastecer somente com gasolina, sem correr o risco de ter problema. Com etanol você teria um desempenho um pouco melhor, mas, em contrapartida, um consumo maior. Então, você é quem deve definir o que é melhor para você: desempenho ou consumo.


DESEMPENHO
Mesma cilindrada e

potências diferentes?

José Alexandre M. Borges
alexandrerafaella@gmail.com

Na publicidade, dizem que um carro é mais potente do que o outro. Qual é a verdade sobre cv/HP? Um motor de mesma cilindrada pode ser mais potente que o outro?

Caro José Alexandre: potência e torque podem ser completamente diferentes em dois motores de mesma cilindrada, variando em função da modernidade do projeto, de ser turbinado ou aspirado, da taxa de compressão, das válvulas, da rotação e vários outros fatores. Exemplo? O novo Mercdes-Benz Classe A na versão esportiva (AMG) tem motor 2.0 (turbinado) de 360cv. A VW do Brasil tem um 2.0 (aspirado) de 120cv.


ELETRÔNICA
Posso mesmo confiar no
computador de bordo?

Sandro Rodrigues
imobiliaria@bassaniimoveis.com.br

Tenho um Fiat Stilo 2008. Gostaria de saber se são confiáveis as informações do computador de bordo.

Claro que são confiáveis, Sandro. Se a montadora vende o carro com esse sistema é porque as informações contidas nele são verdadeiras. O computador de bordo trabalha em conjunto com a central eletrônica e alguns sensores, que fornecem dados de consumo de combustível, autonomia, quilometragem percorrida, tempo de viagem e outros. Partimos do princípio de que se a montadora instalou o sistema no carro é porque é confiável.