UAI

Do pãozinho ao BMW zerinho

Inauguração das obras da fábrica da BMW no Brasil e lançamento do primeiro veículo flex da montadora ascendeu a chama do otimismo em Michel Temer

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Temer tirou um recorte de jornal do bolso e leu o anúncio da BMW em que a empresa divulgava sua fábrica no Brasil e elogia os benefícios econômicos do país

De Araquari, SC - Em 1993, quando o Brasil ainda passava por um processo de recuperação política e econômica, o então presidente Itamar Franco, indignado com o preço do carro no Brasil (o mais barato custava o equivalente a US$ 23 mil), assinou o protocolo do carro popular, o que resultou na ressurreição do Fusca, o símbolo do seu governo.

 

Veja mais fotos do evento no terreno da fábrica da BMW em Santa Catarina!

 

Vinte anos se passaram e nesse período o Brasil cresceu, grande parte da população saiu da pobreza extrema e o brasileiro voltou a consumir, desde itens da cesta básica até bens de consumo de grande valor, como o carro. Com acesso facilitado ao crédito, o consumidor foi às compras sem medo e as vendas de veículos dispararam, mesmo os carros populares, que hoje não são nada 'populares', pelo menos no preço. Atualmente, mais pessoas estão entrando nas universidades, mais famílias têm casa própria e mais gente viaja de avião, inclusive para o exterior. Esse fenômeno nada mais representa do que o desenvolvimento econômico do Brasil. Mas será que já chegamos ao nível de querer um BMW zerinho na garagem dos brasileiros?

Pão na mesa e carro de luxo na garagem
Nessa segunda-feira (16), durante o lançamento da pedra fundamental da nova fábrica da BMW em Araquari (SC) e apresentação do novo 320i ActiveFlex, o vice-presidente da República, Michel Temer, tentou popularizar um automóvel de R$ 130 mil e o otimismo exagerado deu o tom em seu discurso.

"Até pouco tempo atrás, o sonho do brasileiro era ter pão na mesa. Depois, o sonho era ter um carro popular, depois, o sonho do brasileiro era entrar na Universidade e hoje nosso governo possibilita isso. Agora, o sonho do brasileiro é ter um automóvel BMW e isso está mais próximo também. O fato é que isso mostra como o Brasil está crescendo", disse Temer no lançamento do veículo.

A estrutura montada para o evento, em meio às obras da primeira fábrica da BMW no Brasil, já previa que o lançamento seria importante. Executivos da montadora de diversos países, representantes do alto escalão do governo estadual e federal, além de jornalistas de todo o Brasil vieram para Santa Catarina. A nova fábrica já mexe com a economia local, principalmente do município de Araquari e de Joinville, a maior cidade da região. Ao ver mais uma montadora se erguendo em terras tupiniquins, teria o nosso vice-presidente tido um surto de otimismo, achando que realmente só falta o BMW na garagens dos brasileiros para que sejamos comparados à Alemanha?

De qualquer maneira, ficou claro que Temer entrou no clima e já se imaginou, no futuro, dirigindo um veículo premium feito no Brasil e por brasileiros, numa época onde não teremos mais problemas, sem crise política, muito menos econômica, praticamente o fantástico mundo de Bob. Não é preciso ir longe para saber que o popular ficou no passado e morreu antes mesmo do seu idealizador.