UAI

Ford anuncia lançamento de plataforma de acesso a aplicativos de smartphone no Brasil

Sync AppLink estará disponível no Brasil ainda este ano em um novo modelo da marca. Com comandos de voz, Ford quer reduzir o sistema de touch screen para deixar as mãos do condutor livres

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Ford anuncia lançamento de plataforma de acesso a aplicativos de smartphone no Brasil
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

De São Paulo - A Ford anunciou nesta terça-feira, que irá lançar o Brasil o Sync AppLink, o primeiro sistema da indústria que permite acesso aos aplicativos dos smartphones por meio de comandos de voz. A apresentação do sistema aconteceu durante a Campus Party, a maior feira de tecnologia do Brasil que começou hoje em São Paulo e vai até o próximo domingo. A idéia é levar a comodidade dos aplicativos dos smartphones para os veículos.


O AppLink já funciona nos Estados Unidos desde 2011, quando foi lançado junto com o New Fiesta e hoje conta com 66 aplicativos. Atualmente, no Brasil, são apenas três, mas a Ford diz que até o lançamento comercial por aqui, novos aplicativos serão desenvolvidos. A montadora não confirmou em qual modelos o Sync AppLink fará sua estréia, mas tudo indica que isso ocorrerá com a chegada do novo Ka, para tentar colocar água no chope do Volkswagen Up!.


Como 95% dos usuários de smartphones querem conectá-los ao carro e cada aparelho conta com 67 aplicativos em média, a Ford resolveu abrir sua tecnologia para que os profissionais criem aplicativos para o AppLink. Através do site developer.ford.com, o desenvolvedor poderá se ter acesso na comunidade virtual que lhe fornecerá os mesmos recursos dos atuais parceiros da Ford. Mesmo sem o desenvolvedor não receber nada diretamente, a Ford acredita que o uso de aplicativo nos carros pode se tornar popular, como nos smartphones e com isso chamar mais a atenção dos desenvolvedores.


Um simulador no estande da Ford na Campus Party apresentou o sistema. Para acessar o aplicativo, basta pressionar uma tecla no volante e dizer o nome do aplicativo que deseja usar. A montadora quer reduzir ao máximo o uso do touch screen para deixar as mãos livres.


Assim que a tecnologia for lançada oficialmente no Brasil, usuários do Sync em carros produzidos a partir de 2010 poderão pedir gratuitamente o upgrade do sistema para que ele se torne compatível. São aproximadamente 3,4 milhões de carros que poderão ter o software atualizado para os aplicativos, mas a Ford não soube especificar os modelos.

 

A Ford é a única montadora presente na Campus Party e neste ano trouxe para o Anhembi o novo Focus, mas os campuseiros (como são conhecidos os visitantes da feira) se interessaram mais pelo simulador do sistema de estacionamento automático Park-Assist.

Recorde de transmissão ao vivo


A Ford quer bater o recorde da maior transmissão ao vivo de dentro de um carro durante a Campus Party 2014. Os blogueiros Tato Tarcan e Prof. Maury, da Rede Geek, serão os anfitriões da ação e recebem convidados para um bate-papo com transmissão ao vivo de dentro de um New Fiesta estacionado no meio da Arena, o espaço mais importante da Campus Party. A dupla vai conversar com campuseiros e palestrantes e tem o desafio de manter a transmissão no ar por, no mínimo, 24 horas.


Com o ‘Desafio Ford’, a montadora tem o objetivo de fazer com que o conteúdo da Campus Party 2014 e das ativações da Ford extrapolem os limites do Anhembi, por meio da página da Ford Brasil no Facebook (www.facebook.com.br/fordbrasil).