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Vrum Responde: Motor turbo dura menos do que o aspirado?

Leitor pergunta se durabilidade de um motor turbo original de fábrica é menor ou maior do que a de um motor convencional. Confira a resposta

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Vrum Responde: Motor turbo dura menos do que o aspirado?
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Motor turbo original de fábrica dura menos que o convencional?


ORIGINAL
Motor turbo dura menos do que o aspirado
?

Irajá Neto
Maringá –PR

Gostaria de saber se a durabilidade de um motor turbo original de fábrica é menor ou maior do que a de um motor convencional.


Caro Irajá: a durabilidade do motor turbo original de fábrica é a mesma de um aspirado e vai depender dos cuidados de manutenção, como trocas de óleo e revisões periódicas. Já a durabilidade dos motores adaptados com turbo pode, sim, ser reduzida, pois uma alteração malfeita poderá comprometer o funcionamento e causar danos ou desgaste prematuro. É só você pensar que o motor aspirado não foi projetado para receber a turbina e, se isso for feito, certamente não vai suportar o esforço extra, reduzindo a durabilidade.



REPINTURA

É preciso mudar o documento se alterar a tonalidade da cor?


Wagner Brito de Mascena
milgrau29@hotmail.com

Tenho um Chevrolet Celta 2001 que tinha como cor original verde Atlântida. Mas eu pintei o carro de verde Jasper. Gostaria de saber se tenho que mudar o documentação do veiculo.


Não é preciso, Wagner. Há muito tempo o Detran não faz mais distinção da tonalidade da cor. Ou seja, se seu carro é verde claro ou escuro, Atlântida ou Jasper, não importa. Para o Detran o que interessa é que a cor predominante continua verde. De qualquer forma, recomenda-se que você guarde a nota fiscal do serviço de pintura, caso a alteração da cor (tonalidade) seja questionada futuramente.


RADIADOR
É normal baixar o nível com pouca quilometragem?


Ceilson lima
cl-dejesus@hotmail.com

Tenho um VW Voyage 2012/2013 e quando ele completou 13 mil quilômetros rodados percebi que o nível de água do radiador baixou muito, ficando um pouco abaixo do mínimo. Isso é normal? Posso completar ou procurar a concessionária?


Olhe, Ceilson, não é normal o nível do sistema de arrefecimento ficar tão baixo assim com essa quilometragem. Você pode completar o reservatório para evitar o superaquecimento, mas leve o carro a uma assistência técnica o mais rápido possível para verificar a origem do problema, pois pode ser vazamento no sistema. Como o nível ficou baixo demais, se você completar somente com água, sem o aditivo à base de etilenoglicol, a possibilidade de ocorrer superaquecimento e consequente dano ao motor é muito grande.


MANUTENÇÃO
Tenho que alinhar e balancear depois de rodar por piso ruim?


Carlos Souza de Andrade
carlos.andrade.trf@gmail.com

Fiz o balanceamento e alinhamento do meu carro e rodei 1.200 quilômetros, sendo que neste percurso 60 quilômetros foram percorridos em estrada de terra bastante ruim (costela de vaca e buracos enormes.). É necessário balancear e alinhar novamente?


Oi, Carlos. Recomenda-se fazer o alinhamento e o balanceamento a cada 5 mil quilômetros, considerando um carro que roda em condições normais, ou seja, a maior parte do tempo em piso liso (asfalto sem buracos). O carro que trafega sobre pisos irregulares exige atenção maior e o prazo de verificação deve ser reduzido. Se você não está notando anormalidades na direção, como vibração ou volante puxando para os lados, ou ainda desgaste irregular nos pneus, é sinal de que não é preciso refazer o alinhamento e o balanceamento antes dos 5 mil quilômetros. Mas se você estiver notando algo estranho ao dirigir, leve o carro a uma oficina para que o serviço seja refeito.


AUTOMÁTICO
Posso mudar de D para N quando estiver em descida?


Walter Fortuna
walter_fortuna@hotmail.com

Tenho dúvida sobre a utilização do câmbio automático do meu Peugeot 408. Posso alterar a posição do câmbio de D para N (neutro) em descidas (antiga banguela)? Isso danifica algum mecanismo interno?


Não vai danificar nada na caixa automática, Walter, mas você não terá qualquer benefício com isso. Muito pelo contrário. Além de aumentar o consumo de combustível, pelo fato de o carro estar desengrenado, vai também sobrecarregar o sistema de freio, que não vai contar com a ajuda do freio-motor.


SEGURANÇA
Qual extintor de incêndio devo usar no meu carro?


Ricardo Souza
pereira.rsp@bol.com.br

O extintor de incêndio do meu carro está vencendo. No mercado de reposição existem alguns extintores mais baratos, com validade menor. Já me disseram que devo colocar aquele com validade maior, pois o outro não será mais aceito. Um tempo atrás ouvi falar nisso, mas não deu em nada. Agora será mesmo obrigatoriedade ou será como o estojo de primeiros socorros?


Caro Ricardo: desde 2005 os automóveis passaram a ser equipados com o extintor de incêndio veicular com pó ABC, em substituição ao BC, de acordo com a Resolução 157 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Esse equipamento é capaz de apagar princípios de incêndio causados por combustíveis líquidos, materiais elétricos energizados e sólidos combustíveis, como revestimentos, estofamentos, pneus, painéis, tapetes, puxadores etc. Além de maior capacidade extintora, o ABC tem validade de cinco anos, enquanto a do BC era de três anos. O prazo para a substituição dos extintores se estendeu até 2009, quando o ABC passou a ser exigido. A não utilização do extintor ABC resulta em multa de R$ 127,69.

Mande suas dúvidas para veiculos.mg@diariosassociados.com.br