UAI

Land Rover lança linha 2014 do Evoque com inédito câmbio de nove velocidades

A relação de marchas foi recalibrada para proporcionar trocas mais curtas, que permitem maximizar as capacidades fora de estrada do Evoque, além de uma condução mais confortável em velocidade de cruzeiro. Veja os detalhes da linha 2014

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

A Land Rover lançou nesta quinta-feira, em Campinas (SP) a linha 2014 do Range Rover Evoque. A maior novidade é a transmissão ZF-9HP de nove velocidades, inédita no Brasil, o que proporciona melhorias significativas no consumo de combustível, menores índices de emissões, mais conforto e menos ruídos em velocidade de cruzeiro.


As atualizações na linha 2014 do Range Rover Evoque conta com novas opções de cores externas e de acabamentos internos, rodas em liga leve de 18, 19 e 20 polegadas com novo design e espelhos retrovisores redesenhados. Menores que a versão anterior, as peças tiveram as luzes de seta substituídas por um filete em LED, que harmoniza com o design externo do veículo.

A linha 2014 chega com algumas melhorias nos sistemas de condução, que proporcionam mais conforto e segurança aos passageiros. Entre elas, destaca-se o Controle de Cruzeiro Adaptativo ACC com Queue Assist, sistema de controle automático de velocidade que freia o veículo automaticamente no momento em que ele se aproxima de outro veículo mais lento e acelera novamente o modelo quando a pista está livre, mantendo-se a velocidade programada.
Já a tecnologia Torque Vectoring distribui o torque de forma independente em cada roda, o que proporciona maior estabilidade, ideal para situações de curvas em alta velocidade.


Os sistemas de auxílio à condução foram ainda mais aperfeiçoados com a introdução de funcionalidades, nas quais se incluem: Park Exit, complementar ao já existente Park Assist, que auxilia em manobras de baliza sem a interferência do condutor. O novo sistema Perpendicular Assist permite também manobras automáticas em vagas a 90º, comuns em estacionamentos de shoppings e supermercados.

 

Veja mais fotos do Range Rover Evoque

 

O sistema Closing Vehicle Sensing and Reverse Traffic Detection aciona avisos no painel do veículo quando os sensores de estacionamento colocados nos para-choques traseiro e dianteiro do modelo identificam a aproximação de um outro veículo.
O modo Fast-Off mede a velocidade que é liberada do pedal do acelerador e antecipa novas solicitações de potência pelo condutor, mantendo a mesma velocidade selecionada, se necessário. Assim, se o condutor solicitar uma relação mais curta quando o veículo circula a uma velocidade elevada, o sistema memoriza o pedido e seleciona a relação inferior assim que a velocidade for reduzida para o nível apropriado.


Para melhoria no consumo de combustível, a linha 2014 chega com o sistema Stop/Start, que interrompe o funcionamento do veículo em situações de congestionamento e religa o veículo imediatamente ao primeiro toque do motorista no acelerador.
“O Range Rover Evoque é um verdadeiro fenômeno de vendas em todo o mundo. A versão 2014 do modelo chega com atualizações significativas, que incluem o inédito câmbio ZF de nove marchas, o primeiro do gênero no Brasil a equipar um veículo de passeio. Isso, juntamente com as novas tecnologias que incluímos nesta versão, deverá consolidar ainda mais o sucesso desse modelo no mercado brasileiro”, afirma Marcos Saade, gerente de Produto da Jaguar Land Rover Brasil.
 
Câmbio inédito em automóveis no Brasil
A caixa de câmbio ZF-9HP é extremamente compacta. Apesar das três velocidades adicionais, é apenas 6 mm mais larga e pesa 7,5 kg menos que a caixa anterior de seis velocidades. Isto é possível por meio do seu design inovador, que inclui uma bomba hidráulica que contribui também para uma maior eficiência, a qual se somam duas embreagens patenteadas, em vez dos conjuntos de embreagens convencionais mais volumosos, e um novo conjunto de engrenagens de alojamento inteligente.
A nova caixa deve proporcionar uma sensível economia de combustível, mas os números não foram divulgados pelo fabricante.

Computador no painel indica a marcha



Disponível nas versões Pure, Dynamic e Prestige, a linha 2014 do Range Rover Evoque é equipada com motor de 2.0 litros Turbo com 240 cv de potência.


Com vendas que superam as 200 mil unidades em todo o mundo, o Evoque se configurou como sucesso absoluto nos mais de 170 países em que os modelos Land Rover são comercializados. No Brasil, as vendas da linha chegaram a 13.243 unidades desde o lançamento do veículo, no segundo semestre de 2011.