Do Algarve, Portugal - Visualmente, Golf GTI e Leon Cupra não parecem nem primos. Mas, ao volante, passam a impressão de ser (como são, de fato), o mesmo automóvel, pois usam a nova plataforma MQB, que vai também no Audi A3, Skoda Octavia e outros médios do grupo VW. A marca espanhola já esteve no Brasil, mas voltou, sem perspectivas de retorno a curto prazo.
ESTILO É um hatch com três ou cinco portas. O primeiro com entre-eixos 5cm mais curto, ambos com linhas marcantes, do tipo “entorta pescoço”, mesmo em países repletos de novidades. Entradas de ar na dianteira, faróis em ângulos vivos, vincos laterais e ponteiras duplas de descarga chamam a atenção. Rodas aro 18” ou 19” com pinças de freio vermelhas são a cereja do bolo.
INTERIOR Muita qualidade em todo o material utilizado no interior, bancos que “encaixam” o motorista, marca registrada do primo Golf. Volante com a manjada parte inferior plana, de couro, com costuras aparentes. Espaço atrás e porta-malas corretos para um hatch médio.
MECÂNICA Motor é o mesmo 2.0, turbo, do GTI.
AO VOLANTE Se não pisar fundo no Cupra, a impressão é de se estar num Golf GTI. Com o pé embaixo, o alemão perde para o espanhol, pois são mais 60 cavalos no haras. Faz curvas como um capeta graças à suspensão muito bem calibrada, com braços múltiplos na traseira e controle eletrônico de estabilidade. O Cupra (e o GTI) têm um “diferencial”, o bloqueio eletrônico do diferencial...
RECORDISTA O Cupra é o recordista mundial da pista de Nürburgring entre automóveis com tração dianteira: fez os 20 quilômetros do circuito alemão em menos de 8 minutos, roubando o título do Mégane RS Trophy e fazendo poeira até no Porsche Cayman S e Aston Martin DBS.