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Seat Leon Cupra esbanja desempenho com plataforma do Golf GTI

- Foto: Boris Feldman/EM/DA PRESS

Do Algarve, Portugal - Visualmente, Golf GTI e Leon Cupra não parecem nem primos. Mas, ao volante, passam a impressão de ser (como são, de fato), o mesmo automóvel, pois usam a nova plataforma MQB, que vai também no Audi A3, Skoda Octavia e outros médios do grupo VW. A marca espanhola já esteve no Brasil, mas voltou, sem perspectivas de retorno a curto prazo.

ESTILO É um hatch com três ou cinco portas. O primeiro com entre-eixos 5cm mais curto, ambos com linhas marcantes, do tipo “entorta pescoço”, mesmo em países repletos de novidades. Entradas de ar na dianteira, faróis em ângulos vivos, vincos laterais e ponteiras duplas de descarga chamam a atenção. Rodas aro 18” ou 19” com pinças de freio vermelhas são a cereja do bolo.

INTERIOR Muita qualidade em todo o material utilizado no interior, bancos que “encaixam” o motorista, marca registrada do primo Golf. Volante com a manjada parte inferior plana, de couro, com costuras aparentes. Espaço atrás e porta-malas corretos para um hatch médio.

O hatch médio é vendido nas carrocerias de três ou cinco portas, com rodas de 18 ou 19 polegadas - Foto: Cristina Santos/ Esp. EM/DA PRESS

MECÂNICA Motor é o mesmo 2.0, turbo, do GTI.

Mas regulado para 280cv. Caixa pode ser manual ou DSG (como no carro testado), ambas de seis marchas. Desempenho faz imaginar potência superior à declarada: aceleração até 100km/h em 5,8 segundos. Explicada pela redução de cerca de 100kg em relação à geração anterior.
 
AO VOLANTE
Se não pisar fundo no Cupra, a impressão é de se estar num Golf GTI. Com o pé embaixo, o alemão perde para o espanhol, pois são mais 60 cavalos no haras. Faz curvas como um capeta graças à suspensão muito bem calibrada, com braços múltiplos na traseira e controle eletrônico de estabilidade. O Cupra (e o GTI) têm um “diferencial”, o bloqueio eletrônico do diferencial...
que segura ainda mais nas curvas de baixa. A relação da direção é variável, o que dá mais precisão em alta e conforto nas manobras de baixa. O carro é acertado ao gosto do freguês: Conforto, Esportivo, Cupra e Individual, interferindo na direção, caixa (DSG), diferencial, acelerador e... escapamento: no modo esportivo, o som é apaixonante. Em resumo, pode ser fera na pista ou no ponto para deixar os meninos na escola...

- Foto: Boris Feldman/EM/DA PRESS

RECORDISTA O Cupra é o recordista mundial da pista de Nürburgring entre automóveis com tração dianteira: fez os 20 quilômetros do circuito alemão em menos de 8 minutos, roubando o título do Mégane RS Trophy e fazendo poeira até no Porsche Cayman S e Aston Martin DBS.

- Foto: Seat/Divulgação.