UAI

Audi RS Q3 já está à venda no Brasil

Motor 2.5 TFSI com cinco cilindros e 310 cv leva o RS Q3 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos. Preço: R$ 273,6 mil

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

As concessionárias Audi já estão vendendo no Brasil o novo RS Q3, primeiro modelo da linha super esportiva da marca, desenvolvido para a família Q de utilitários. O apelo do SUV compacto da Audi é a junção da praticidade para o uso diário com um desempenho excepcional para esta classe de veículos. O RS Q3 foi apresentado pare o público na inauguração do Audi Lounge São Paulo, na semana passada. Segundo a Audi, o modelo necessita apenas 5,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente).

 

 Veja mais fotos do Audi RS Q3

 

O motor que equipa o RS Q3 foi eleito "Motor Internacional do Ano" por um júri de especialistas automotivos por três anos consecutivos, desde 2010. O motor, utilizado anteriormente no TT RS e no RS 3 Sportback, foi modificado especialmente pela quattro GmbH para uso no RS Q3. Com 2.5 litros e cinco cilindros, ele gera 310 cv de potência.

O sistema de condução Audi Drive Select, equipamento de série, permite ao motorista interferir no controle de válvulas do sistema de escape e na curva característica do acelerador, optando entre os modos Auto, Comfort e Dynamic. No modo dinâmico, isso resulta em respostas mais ágeis e numa sonoridade do motor mais intensa.

O Audi RS Q3 conta de série com o sistema Start-Stop, que desliga o motor quando o veículo para e dá partida novamente assim que o motorista tira o pé do pedal do freio. Outras medidas de eficiência, como a bomba de óleo que funciona conforme a necessidade do motor, contribuem para o baixo consumo de combustível.

Motor 2.5 litros de 310 cv faz o RS Q3 ir de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos



O câmbio S tronic de sete velocidades tem desenho compacto e baixo peso. A rápida transmissão de dupla embreagem pode ser acionada automaticamente nos modos D e S ou manualmente por meio de shift-paddles no volante ou pela alavanca seletora com design exclusivo RS. O carro conta também com a função Launch Control (controle de largada), semelhante à usada na Fórmula 1, que proporciona arrancadas extremamente dinâmicas.

O RS Q3 tem tração integral permanente para melhor aproveitamento da força do motor e melhor dirigibilidade e segurança nas mais diversas condições de piso e velocidade. O coração do sistema quattro de tração integral é uma embreagem multidiscos controlada eletronicamente, com acionamento hidráulico, localizada no eixo traseiro, que administra a distribuição mais adequada do torque entre os eixos a cada momento.

 

O modelo tem boa condução dinâmica e estabilidade. A suspensão esportiva RS é 25 mm mais baixa do que a da versão Q3 normal. Para melhorar a distribuição de pesos, a bateria foi colocada no compartimento de bagagem. A suspensão independente das rodas traseiras é tipo four-link, com quatro braços.

Design externo
Além da força do motor, o Audi RS Q3 demonstra claramente seu caráter especial através de detalhes exclusivos da série RS, como apliques na carroceria e nas barras laterais do teto em alumínio fosco, grade frontal com desenho tipo colmeia, pintada em preto de alto brilho, para-choques dianteiros RS e logotipo quattro na entrada de ar frontal.

As rodas de liga leve têm 19 polegadas de diâmetro. O grande spoiler de teto, o para-choque traseiro com difusor, as largas ponteiras elípticas do escapamento e a inscrição RS Q3 destacam a traseira do modelo. Com 1.730 kg e 4.410 mm de comprimento, a versão RS é 25 mm maior do que o Audi Q3.

Por dentro
As linhas esportivas do exterior têm continuidade na cabine do Q3 RS. O painel de instrumentos têm medidores com fundo cinza, escalas em branco e ponteiros vermelhos. O sistema MMI e o display de informação ao motorista saúdam o condutor com o logo RS. Entre outras informações, o motorista pode saber a pressão do turbo, temperatura do óleo e contar com o cronômetro para tempos de volta.

Os pedais e o apoio para os pés têm acabamento em alumínio. O volante tem a base achatada, como pede todo esportivo

Bancos são revestidos em Alcântara preto

 

Os pedais e o apoio para os pés têm acabamento em alumínio, enquanto as inserções decorativas de série são em preto brilhante. O revestimento do teto é em tecido preto. Os bancos esportivos têm logotipos estampados RS Q3 e são revestidos em Alcantara preto.

O compartimento de carga tem capacidade de 356 litros, que pode ser aumentada para 1.261 litros com os bancos traseiros rebatidos. Outros equipamentos do modelo, além do sistema de informação ao motorista específico da família RS, são o Audi Parking System Plus, faróis xenon plus com luzes de condução diurna em LEDs e lanternas traseiras em LEDs que, quando não estão acesas, exibem uma tonalidade vermelho-escura.

 

Gostou do Q3? Confira as ofertas nos classificados do Vrum


Em termos de informação e entretenimento, um conjunto modular de componentes oferece uma ampla gama de opções, com destaque para o sistema de navegação MMI Plus. A versão que chega ao Brasil traz ainda sistema de som surround Bose com 14 alto-falantes e 465 watts de potência de saída; e conexão Bluetooth.

O Audi RS Q3 é oferecido nas cores Branco Amalfi, Branco Geleira, Prata Gelo, Laranja Samoa, Vermelho Misano, Azul Sepang, Cinza Daytona e Preto Fantasma. O preço sugerido é R$ 273.600,00.

A suspensão esportiva deixou a versão RS 25 mm mais baixa do que a do Q3 normal




Audi RS Q3 – especificações técnicas
Motor: 2.5 Turbo FSI

Cilindros: 5 em linha

Cilindrada (cm³) / válvulas por cilindro: 2.480 / 4

Potência (cv): 310 a 5.200 - 6.700 rpm

Torque (Nm): 420 entre 1.500 - 5.200 rpm


Transmissão
Tração quattro®

Câmbio S tronic 7 velocidades


Dimensões
Comprimento (mm): 4.410

Largura (mm): 1.841

Altura (mm): 1.580

Distância entre eixos (mm): 2.603

Peso (kg): 1.655

 

Capacidade do tanque de combustível (l): 64

Capacidade do porta-malas: (l) 356

Desempenho

Aceleração: 0-100 km/h (s) 5,2

Velocidade máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente)