UAI

Volkswagen lança novo Fox e Saveiro cabine dupla

Hatch ganhou traços herdados do irmão mais sofisticado, o Golf e versão top passa a contar com novo motor MSI e câmbio de seis velocidades. Saveiro quer embate direto com Strada cabine dupla sem ter três portas, mas levando um passageiro a mais que a pica

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

A cara do Golf! Assim pode ser definido grosseiramente o Fox reestilizado, apresentado nesta noite pela Volkswagen em São Paulo. O evento de lançamento do hatch foi aproveitado também para mostrar a Saveiro cabine dupla que chega com a capacidade de levar três pessoas no banco traseiro, diferente da Strada, sua única concorrente no segmento, que leva apenas duas pessoas.

 

Veja mais fotos do novo Fox 2015

 

O Fox começará a ser vendido já na próxima semana nas concessionárias da rede como modelo 2015 e sua tabela parte de R$ 35,9 mil e pode chegar aos R$ 48,5 mil na versão mais completa. A motorização se manteve a 1.0 8V de 76 cv, a 1.0 3 cilindros de 82 cv (Bluemotion), 1.6 8V 104 cv e o novo 1.6 16V MSI de 120 cv, que estará na versão mais cara, a Highline e já equipa a Saveiro Cross e o Gol Rallye.

Coluna de direção tem regulagem de altura e profundidade; volante é igual ao do Golf



Confira os itens oferecidos em cada versão do Fox 2015:

- Fox Trendline 1.0 - R$ 35,9 mil

Vidros dianteiros elétricos, direção elétrica, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, sistema de abertura elétrica do porta-malas pelo logotipo da Volkswagen, faróis duplos com máscara escurecida, indicador de troca de marcha, lavador, limpador e desembaçador traseiros, travamento elétrico das portas e porta-malas, quatro alto-falantes %2b dois tweeters, chave tipo canivete e rodas de 15 polegadas com calotas.

- Fox Comfortline 1.0 - R$ 38.190
Todos os itens da versão Trendline, mais aquecimento, computador de bordo com nove funções, aerofólio traseiro na cor do veículo, espelhos retrovisores e maçanetas das portas na cor do veículo, espelhos eletricamente ajustáveis com função 'tilt down' (ao engatar a ré, o retrovisor do lado do passageiro vira para baixo). Há ainda faróis e lanternas de neblina, sistema de som com rádio AM/FM, CD-player, Bluetooth, MP3 player e entradas USB, SD-card e auxiliar, e vidro traseiro elétrico.

- Fox Bluemotion 1.0 (3 cilindros) - R$ 37.690

Todos os itens da versão Trendline, mais sistema de partido a frio sem 'tanquinho', computador de bordo com nove funções, aerofólio traseiro na cor do veículo, grade dianteira aerodinâmica, e rodas de 14 polegadas (em vez de 15) com pneus verdes.

- Fox Trendline 1.6 104 cv - R$ 39,8 mil
Itens de série: os mesmos do Trendline 1.0.

- Fox Comfortline 1.6 104 cv - R$ 41.490
Itens de série: todos da versão Comfortline 1.0 e opção de câmbio i-Motion (R$ 44.590).

- Fox Highline 1.6 (MSI de 120 cv) - R$ 48.490

Além do motor, a grande novidade desta versão é a inclusão de uma caixa manual de seis velocidades. Com o já conhecido câmbio automatizado I-motion, o valor vai para R$ 51.790.

Os itens de série são todos da versão Comfortline, mais sistema de partido a frio sem “tanquinho”, computador de bordo com nove funções, aerofólio traseiro na cor do veículo, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de alarme com comando remoto, controle de tração (M-ABS), ar-condicionado, banco corrediço e rebatível, chave com controle remoto, lanterna de neblina, pedais do freio e acelerador com apliques em alumínio, ponteira dupla de escapamento, rodas de liga leve aro 15, tampa do porta-malas com abertura por controle remoto, volante multifuncional revestido em couro com comandos do sistema de som.

Inspiração no Golf

De frente para o novo Fox, damos de cara com elementos quadrados nos faróis, semelhantes ao usado no conjunto optico com Leds do novo Golf. Apesar de não ter opção de Leds e nem xênonio, o Fox 2015 ganha a luz de conversão estática como item opcional. Na traseira, as linhas das lanternas que invadem a tampa do porta malas,  também lembram as do Golf.

Rodas de liga leve de 16 polegadas são opcionais. Lanternas invadem a tampa do porta malas

 

A dianteira ficou mais baixa e com isso, ficou com uma cara mais 'malvada'. Por dentro, o acabamento melhorou bastante. Volante multifuncional (de série na versão Highline e opcionais nas demais por R$ 1,3 mil) e tela central (que pode vir opcionalmente com GPS por R$ 3.050) são idênticos aos já usados no Golf. Bancos de couro sintético (R$ 670), teto solar, controle eletrônico de estabilidade, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (R$ 720) e novas rodas de liga leve de aro 16 polegadas (R$ 1,4 mil), completam a lista de equipamentos opcionais para o Fox. A plataforma é a mesma da geração anterior, sem nenhuma alteração na base.

 

Picape agora leva 5

Quando a Fiat lançou sua inédita picape compacta cabine dupla, para levar até quatro pessoas, especulou-se que a Volkwagen farioa o mesmo, mas ela não fez e desmentiu que faria. Quando a Fiat colocou uma porta traseira na Strada cabine dupla, falaram que a Saveiro viria com quatro. Ela não veio, mas chegou com cabine dupla e capacidade para levar três pessoas no banco traseiro.

 

Veja mais fotos da Saveiro cabine dupla

 

Olhando de forma bem crua, vemos que a montadora apena esticou a Saveiro, para levar pessoas ao invés de mais carga.

Volkswagen se preocupou em manter um visual esportivo para a Saveiro cabine dupla

 

No caso da Fiat, ela perdeu o tom esportivo da cabine estendida ao ganhar a cabine dupla. Ficou um pouco desproporcional, mas acabamos nos acostumando com isso e dá até para engolir o design. A Saveiro estaria condicionada a provocar a mesma sensação ao ganhar a cabine dupla, mas a engenharia da Volkswagen se mexeu para que isso não ocorresse. Para que lateralmente a Saveiro cabine dupla tenha o mesmo visual esportivo da cabine estendida, o departamento apelou para um tuque: aumentar o teto do utilitário em 40 milímetros sem mexer na linha lateral. O rack - item de série em todas as versões da cabine dupla -, acaba escondendo a 'mágica'.

 

Segundo a Volks, o espaço para os ombros no banco traseiro é de 1.339 milímetros, 79 mm a mais do que a da Strada. O assento traseiro tenm um espaço todal de 945 milímetros de altura livre do teto e para dimunuir a claustrofobia de quem vai atrás, a VW colocou apoios de braço, alto-falantes, um porta-copo de cada lado, tomada 12V e janela basculante. Com o aumento do espaço de passageiros, a caçamba teve a capacidade de transporte reduzida para 580 litros.

 

Confira os itens de série e preços das versões da Saveiro cabine dupla

 

- Saveiro Trendline CD 1.6 104 cv - R$ 47.490
Itens de série: freios com ABS e EBD, Alerta de lanternas ligadas, banco do motorista com regulagem de altura, brake-light e iluminação da caçamba, conta-giros, chave canivete (sem controle de alarme e travamento), desembaçador do vidro traseiro, direção hidráulica, faróis duplos com máscara negra, freios a disco nas 4 rodas, grade na janela traseira, janelas basculantes para os passageiros traseiros, preparação para som, protetor de caçamba, rodas de 14 polegadas, tampa da caçamba com amortecedor e chave, vidros e travas elétricos.

 

- Saveiro Highline CD 1.6 104 cv - R$ 52.720
Com todos os itens de série da versão Trendline, mais quatro alto-falantes %2b dois tweeters, alarme keyless, ar-condicionado, chave com controle remoto, faróis de neblina, I-System, iluminação interna temporizada, peças internas pintadas ou cromadas, rádio com CD/MP3 e entradas USB e auxiliar, retrovisores externos elétricos com “tilt down”, rodas de 15 polegadas, volante multifuncional.

 

- Saveiro Cross CD 1.6 16V MSI 120 cv - R$ 59.990
Todos os itens de série da versão Highline, mais ABS com função off-road, capota marítima e ganchos deslizantes na caçamba, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, controle eletrônico de estabilidade, faróis auxiliares (neblina e milha juntos), assistente de partida em rampa, molduras alargadas da caixa de roda, pedais em alumínio, rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus de uso misto.

Banco traseiro leva três pessoas. Quem vai ao meio também tem apoio de cabeça, mas não tem cinto de três pontos