Novo modelo

Brasil terá novo modelo de placas em comum com o Mercosul a partir de 2016

Veículos de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela terão o mesmo sistema de placas, com nome do país e bandeira. Novo padrão gera até 450 milhões de combinações

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/10/2014 11:20 / atualizado em 09/10/2014 13:12 Thiago Ventura /Portal Vrum

Novo sistema vai facilitar circulação de veículos e pessoas no Mercosul - Ministerio de Justicia y Derechos Humanos/Divulgação Novo sistema vai facilitar circulação de veículos e pessoas no Mercosul


A frota de cerca de 110 milhões de veículos dos países do Mercosul terá um sistema único de placas a partir de 2016. A decisão pela patente única foi aprovada em reunião dos representantes de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela nessa quarta-feira em Buenos Aires. A mudança será gradual e começa no próximo ano e o cronograma será divulgado na próxima reunião dos chefes de estado do bloco em dezembro.

A nova placa possui 40 cm de largura por 13 cm de altura - as mesmas dimensões já utilizadas no Brasil - e tem design que lembra o sistema da União Europeia. A identificação possui sete caracteres, com duas letras, três números e mais duas letras, capaz de gerar até 450 milhões de combinações. O fundo será branco, com uma faixa azul na parte de cima. Haverá o símbolo do Mercosul à esquerda, seguido do nome do país e bandeira.

Você gostou do novo modelo de placas? Participe da enquete!

“A estética homogênea se consolida como um símbolo substancial do bloco e permite a integração regional, favorecendo a circulação dos cidadãos dentro da organização regional”, afirma o ministro de Justiça e Direitos Humanos da Argentina, Julio Alak.

Vídeo mostra como será o novo sistema:



Os cinco países também vão criar um sistema em comum para consulta das informações dos veículos. Esse intercâmbio vai facilitar o acesso sobre dados de propriedade, marca, modelo, fabricação, tipo de veículo e dados econômicos, além de gerar relatórios sobre roubo ou furto.

O sistema brasileiro com três letras e quatro números foi adotado nos anos 1990 e poderia durar pelo menos até 2030. Na Argentina, porém, o sistema de três letras e e três números termina em 2015 e o padrão Mercosul já será aplicado no próximo ano.

Assim será a nova placa brasileira: o que você achou? - Arte Soraia Piva/EM Assim será a nova placa brasileira: o que você achou?

 

Tags: de

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação