De olho no segmento de carros premium, que cresce no Brasil mesmo quando o mercado, em sua totalidade, está em queda, a Jaguar Land Rover anunciou na quarta-feira, 29, no Salão Internacional do Automóvel, que produzirá no Brasil o utilitário esportivo Discovery Sport, modelo que vai custar R$ 179.990.
Leia Mais
No Salão do Automóvel, Geely afirma que terá fábrica no BrasilJaguar confirma XE no Brasil e Land Rover Discovery por R$ 179 milPorsche apresenta Cayenne Turbo e 911 Targa 4S no Salão do Automóvel Audi TT Roadster e TT Sportback são exibidos no Salão do Automóvel Destaques do Salão de São Paulo 2014Brasil manteve 4º lugar no ranking mundial de vendas de veículos em 2014Crise nas montadoras leva fabricantes de autopeças a cortar 19 mil empregosSetor automotivo tem recorde de PDVs, lay-offs e férias coletivas em 2014Concessionárias apostam no 13º salário para aquecer vendas de zero quilômetroSalão do Automóvel abre as portas com novidades no mercado brasileiroVEJA FOTOS DO SALAÕ DO AUTOMÓVEL!
Ele acredita que o segmento premium, que hoje responde por aproximadamente 2% das vendas totais de automóveis e comerciais leves no País, terá essa fatia ampliada para 3% a 5% em 2020. "Em dez anos é possível que essa participação chegue a 10%, se igualando a de países maduros", disse o executivo.
Para Phil Popham, diretor global da Jaguar Land Rover, o mercado brasileiro como um todo tem grande potencial e deverá passar das atuais 3 milhões de unidades vendidas ao ano para 5 milhões em 2020. "O segmento premium, que cresceu significativamente nos últimos anos, continuará crescendo".
A fábrica carioca terá capacidade para 24 mil veículos ao ano e o grupo ainda estuda quais serão os próximos produtos a serem produzidos localmente. Um modelo Jaguar não está descartado, informou Hill.
O presidente da BMW do Brasil, Arturo Piñero, previu para este ano vendas de 49 mil a 50 mil veículos de luxo no País, uma alta de quase 10% ante as 45 mil unidades de 2013. O número inclui marcas de super luxo, como Ferrari e Porsche.
O grupo inaugurou este mês sua fábrica em Araquari (SC) onde está produzindo o sedã Série 3. O utilitário-esportivo X1 entrará na linha de montagem em breve.
Outra marca de luxo, a Audi, inaugura sua fábrica em São José dos Pinhais (PR), no mesmo complexo da Volkswagen no próximo ano.
Híbridos
O presidente da Porsche do Brasil, Marcel Visconde, assim como executivos de outras marcas de luxo, informaram que modelos híbridos e elétricos só serão viáveis no País com novas regras no programa de incentivos ao carro verde. No mês passado o governo anunciou a redução do Imposto de Importação desses modelos, mas não incluiu versões plug-in (que pode ser recarregada na tomada) e as somente elétricas.
A Jaguar traz o XE - que muitos apostam que pode ser produzido no Brasil futuramente - e a nova versão do XF. A Suzuki mostra várias versões do jipe Jimny, que está sendo fabricado no Brasil desde o ano passado e uma edição especial do Grand Vitara que tem como atrativo um sistema que elimina o estepe.
O salão abre as portas ao público do Anhembi nesta quinta-feira, 30, às 14 horas, após cerimônia de inauguração que terá a presença do ministro do Desenvolvimento, Mauro Borges, representando a presidente Dilma Rousseff
Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
De 30/10 a 9/11 - Pavilhões de Exposição no Anhembi
Horários: de 30/10 a 8/11, das 13h às 22h (entrada até às 21h); dia 9/10, das 11h às 19h (entrada até às 17h).
Ingressos: À venda no site premier.ticketsforfun.com.br e no Citibank Hall (até as 20h do dia 29). Após a abertura, nas bilheterias do Anhembi.
Valores: ingressos antecipados, de R$ 24,30 a R$ 61,20; há desconto para grupos e caravanas.