UAI

Oficinas autorizadas perdem clientela após o fim da garantia do carro

Maioria dos proprietários de veículos para de levar o carro em oficina de concessionária depois que termina o período de vínculo com a fábrica. Motivos são preço e desconfiança

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Oficinas autorizadas perdem clientela após o fim da garantia do carro
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Reparo em oficina da Ford: ao fim da garantia, maioria prefere conserto fora da rede


O comentário do técnico em segurança do trabalho Gilberto Dias Pereira resume bem o pensamento da maioria dos motoristas entrevistados pelo caderno Vrum na semana passada: “Levo meu carro em oficina de confiança. Já conheço o pessoal. Sei que não vão inventar. Agora, enquanto o carro for zero, tem que aproveitar a garantia e levá-lo em concessionária autorizada. Mas só até acabar a garantia. Acabou o milho, acabou a pipoca”.

Gilberto foi um dos 50 motoristas ouvidos pela reportagem em pontos diferentes da cidade de Belo Horizonte. Na abordagem, foi perguntado se, passado o período de garantia do veículo, a prática continuava sendo levá-lo em oficina de concessionária autorizada ou em oficina comum. Mais de 90% afirmaram abandonar o serviço da autorizada findo o período de garantia. Entre as alegações mais comuns estavam preço alto e falta de confiança na empresa. 

A enquete também ficou no ar no portal Vrum  durante uma semana, quando mais de 500 motoristas emitiram sua opinião: 59% disseram escolher uma oficina de concessionária autorizada somente durante o período de garantia; 22% afirmaram continuar sendo clientes das concessionárias mesmo depois do fim da garantia; 10% revelaram nunca levar o carro em concessionária; e 9% responderam que depende do defeito.

O estigma de que cobram caro e, muitas vezes, por serviços que não precisavam ter sido realizados acompanha as oficinas de concessionárias há um bom tempo e tentar mudar esse sentimento tem sido um dos objetivos dos grandes grupos revendedores de veículos, que tentam fidelizar o cliente também pela oficina. Tarefa que, ao que parece, ainda demandará bastante esforço. Confira as opiniões:

Clique para ampliar