UAI

Saiba como tirar cheiro de cigarro do interior do veículo

Fumar dentro do carro pode deixar cheiro forte e duradouro no interior do carro. Soluções simples podem eliminar o odor, confira

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Saiba como tirar cheiro de cigarro do interior do veículo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Soluções simples, como uso de café, carvão ou frutas cítricas, podem remover odores do automóvel


Fumar dentro do carro pode deixar um cheiro forte e duradouro no interior do veículo. No entanto, as soluções para eliminá-lo podem ser mais simples do que você imagina. Café, carvão, bicarbonato de sódio e mesmo frutas cítricas são alternativas simples e eficientes para amenizar ou até mesmo remover o cheiro desagradável. Uma boa lavagem, porém, não deve ser dispensada, para garantir a higiene e assepsia total do automóvel.


“O cigarro possui substâncias com cheiro forte como a nicotina e o alcatrão. Quando elas entram em combustão, liberam um cheiro desagradável”, diz a bacharel em química Magda Vieira. Mas porque o cheiro do cigarro é tão difícil de sair do carro? Ela explica: “Como a fumaça é volátil, ela penetra com facilidade em regiões como o estofado do carro, que é bastante poroso. Ocorre aí o fenômeno da adsorção, que é a adesão da fumaça à superfície sólida do estofado”.


É por isso que substâncias como carvão, bicarbonato de sódio e café são importantes, pois elas fazem o processo inverso, concentrando nelas o odor. O motorista pode colocar o carvão (de preferência em pó, pois aumenta a região de contato) em um pote dentro do carro. O mesmo pode ser feito com o café. Já o bicarbonato deve ser polvilhado por cima dos estofados e tapetes. No entanto, é preciso ter cuidado, pois há o risco de o produto manchar o carro. Recomenda-se que, antes, o bicarbonato seja testado em uma pequena região do veículo. Se não manchar, pode ser aplicado nas outras áreas.

Lavagem


Mesmo fazendo uso destas substâncias, pode ser que ainda fique um pouco do cheiro. Por este motivo, é importante não deixar de lado uma lavagem. Isso porque ela não apenas ajuda a eliminar o cheiro, mas também cumpre outros papeis, como tirar as cinzas e outros tipos de sujeira do chão.


O gerente de lava-jato Leandro Amaro recebe em seu estabelecimento uma grande quantidade de carros com forte odor de cigarro. Para fazer a limpeza e remover o cheiro, é cobrado um valor extra ao da lavagem. “Embora o cheiro de cigarro fique impregnado nos bancos frente, é no teto que ele fica mais concentrado, inclusive manchando”, conta. Ele se mostra cético quanto à eficiência das soluções alternativas, como as descritas acima. Para Leandro: “só uma lavagem para tirar toda a sujeira”.



O que diz a lei
- O Código Brasileiro de Trânsito proíbe o fumo em veículos de transporte coletivo e táxis.


- Apesar de não existir nenhuma lei proibindo expressamente fumar nos veículos, é preciso atentar para alguns artigos, como o 252, que classifica como infração média e passível de multa dirigir o veículo com o braço do lado de fora ou com apenas uma das mãos, e o 172, que também pune com infração média o ato de jogar objetos (como bitucas de cigarro) pela janela do automóvel.