UAI

Corrida 6 Horas de São Paulo tem brasileiro no pódio e marca volta de Fittipaldi às pistas

Quebra de câmbio da Ferrari ofuscou o retorno de Emerson Fittipaldi às competições. Na categoria principal, o brasileiro Lucas di Grassi subiu ao pódio pela equipe Audi

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Corrida 6 Horas de São Paulo tem brasileiro no pódio e marca volta de Fittipaldi às pistas
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação


De São Paulo - Sonhos e surpresas são duas palavras que resumem bem as 6 Horas de São Paulo, a última etapa do Mundial de Endurance da FIA (WEC). Essa prova entrou para a história por trazer de volta às pistas o ex-piloto de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi.

 

VEJA FOTOS DAS 6 HORAS DE SÃO PAULO!


Considerado um mito do automobilismo, Fittipaldi ainda tinha um sonho: pilotar uma Ferrari em uma competição oficial. Aos 67 anos, este senhor com alma de garoto encarou a direção de uma 458 Italia na categoria GTE Am. A performance do bicampeão foi superior ao esperado para um esportista aposentado há vários anos, mas problemas no câmbio da Ferrari ofuscaram o retorno de Emerson. Na volta de número 89, a Ferrari 458 Italia parou no meio da pista por uma pane na transmissão, mas mostrando a maestria de um experiente piloto, Emerson conseguiu conduzir o carro até os boxes. Como é uma prova longa, os mecânicos da equipe consertaram a Ferrari e ela voltou para a pista, mas com outro piloto. Emerson ainda esperou mais duas horas até reassumiu a Ferrari, fazendo um total de 50 voltas.




O brasileiro, que revezou o enduro com o piloto italiano Alessandro Pier Guidi e com o americano Jeffrey Segal, terminou as 6 horas na modesta sétima colocação em sua categoria, em 23o no quadro geral. Apesar da evidente frustração, Fittipaldi está otimista com a nova fase.  "Ficamos bem animados com esta volta às corridas, mas tomara que no ano que vem possamos disputar mais etapas do campeonato", disse o piloto, que recebeu o Vrum no box da equipe no Autódromo de Interlagos. Este sinal de que Fittipaldi voltará em 2015 certamente resultará em sorrisos nos rostos dos fãs de Emerson. Por agora, missão cumprida para o 'Rato'.

Brasileiro no pódio
Na principal categoria, a LMP1, o piloto brasileiro Lucas di Grassi, da equipe Audi, ocupou o terceiro lugar no pódio das 6 Horas de São Paulo. O resultado garantiu à Audi a segunda colocação geral do campeonato. Apesar da equipe Porsche ter liderado em São Paulo, ela ficou no terceiro lugar geral na WEC e a equipe Toyota, que ficou em segundo lugar em SP, já havia garantido o título do campeonato na última etapa do mundial, no Bahrein.

As 6 Horas de São Paulo marcou o fim da carreira do piloto Tom Kristensen, da equipe Audi. Com 47 anos de idade, ele se aposenta sendo um dos ícones das provas de enduro e foi apelidado de 'Sr. Le Mans', em alusão às nove vezes que venceu a tradicional 24 Horas de Le Mans.

Lucas di Grassi, da equipe Audi, ocupou o terceiro lugar no pódio



Acidente
Faltando apenas 23 minutos para o fim da prova, o piloto Mark Webber, ex Fórmula 1 teve seu Porsche atingido por uma Ferrai 458 na curva do Café. Coincidentemente, o acidente deste domingo ocorreu exatamente no mesmo local onde o australiano se acidentou com seu Jaguar em 2003, durante no Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. Webber foi socorrido e levado para o Centro Médico do Autódromo, mas não teve ferimentos graves. Além dos dois acidentes, o piloto, que terminou sua carreira na Fórmula 1 em 2013 pela equipe Red Bull, coleciona duas vitórias em Interlagos, uma no Grande Prêmio Brasil de F1 de 2009 e outro no GP de 2011.

6 Horas de São Paulo marcou o fim da carreira do piloto Tom Kristensen, que já venceu a Le Mans nove vezes