Publicidade

Estado de Minas

Lifan 320 leva nota zero no teste de colisão da LatinNCAP; veja outros modelos avaliados

Onyx teve nota baixa e, na europa, a Land Rover Discovery Sport teve 93% de proteção a adultos


postado em 08/12/2014 11:53

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Nota zero. Isso mesmo! Essa foi a classificação do modelo chinês Lifan 320 (cópia do Mini) nos testes de colisão realizados pelo instituto LatinNCAP. O modelo, que foi vendido no Brasil entre 2009 e 2012 e é comercializado atualmente em países como o Peru, não conseguiu nenhum ponto (em 16 possíveis) na proteção para os passageiros da frente e somou apenas 4,72 (em 49 possíveis) naquela que avalia quem senta no banco traseiro. Ele foi avaliado sem airbag (pois é vendido assim no mercado peruano) e ficou com a célula de sobrevivência (leia-se habitáculo) totalmente deformada com o choque. O hatch somente obteve uma nota boa no teste de proteção a criança de até 18 meses, recebendo a classificação “adequada”, mas, mesmo assim, apresentou problemas na hora de fixar as cadeirinhas.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Outro modelo avaliado na rodada foi o Chevrolet Onix, que não foi reprovado, mas conseguiu apenas 10,17 na proteção aos passageiros da frente e 18,58 nas dos que se sentam atrás. Segundo o LatinNCAP, o modelo também apresenta uma falha no encaixe da cadeirinha para crianças entre 15 e 36 quilos e não há uma advertência para os riscos de se instalar assentos infantis no banco da frente, já que não é possível desligar o airbga frontal do lado direito. Também foi avaliado o recém-lançado Suzuki Swift, que recebeu apenas 3,41 pontos na proteção à criança (em 49 possíveis) e 10,12 (em 17 possíveis) na proteção aos adultos. O hatch apresentou boa proteção para as cabeças do motorista e passageiro da frente, mas na região dos joelhos o acompanhante poderia ter sofrido com o impacto contra estruturas perigosas. A cadeirinha infantil para crianças de 3 anos não conseguiu evitar um excessivo deslocamento para a frente durante o impacto, e a cabeça do boneco de 18 meses se chocou contra o encosto do banco da frente.

 

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
 

 

PORRADA NA EUROPA
Lá, o Euro NCAP também realizou testes de colisão com 12 modelos novos, entre eles alguns que estarão circulando pelas nossas ruas em breve, como o Land Rover Discovery Sport, que obteve 93% na proteção a adultos, 83% naquela oferecida para crianças e 82% nas assistências de segurança. Por outro lado, na simulação de atropelamento, ele demonstrou baixa segurança na parte frontal do capô, embora o airbag externo tenha sido eficiente na proteção à cabeça do pedestre. Também participaram das avaliações Porsche Macan, Ford Mondeo (equivale ao Fusion brasileiro), VW Passat, Kia Sorento e Lexus NX, que obtiveram nota máxima (cinco estrelas); e Mini Cooper e smart fortwo, que receberam quatro estrelas.

 

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade