UAI

Colecionadores celebram Dia Nacional do Fusca 2015

Modelo nacional é homenageado com exposições, encontros e até fusqueata em Belo Horizonte. Clubes de todo o país celebram o clássico Volkswagen Fusca

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Colecionadores celebram Dia Nacional do Fusca 2015
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Diversos clubes planejam encontros para homenagear o Fusca



Entusiastas de todo o país comemoram nesta terça-feira 20 de janeiro o Dia Nacional do Fusca. Fabricado no Brasil entre 1959 e 1996, o compacto da Volkswagen fez história no país e continua no mercado, pelo menos no nome, com a nova geração que é importada da Alemanha. Clubes em diversos estados organizam eventos para comemorar o aniversário do “besouro”.

VEJA FOTOS DO DIA NACIONAL DO FUSCA 2015!


Em Belo Horizonte, mais de 100 veículos foram reunidos nesse domingo para celebrar o modelo em encontro promovido pelo Portal do Fusca. Além do clássico Besouro, outros veículos com motor refrigerado a ar marcaram presença, como Brasília, Kombi, TL e até um Gurgel no estacionamento de um shopping na região de Venda Nova.

“O Fusca representa o começo do desenvolvimento da indústria nacional entre as décadas de 50 e 60. Foi um produto desenvolvido para a guerra e de tão robusto, até hoje vemos muitos rodando pelo país”, afirma o consultor de vendas Bruno Beleza, presidente do Portal do Fusca de Belo Horizonte. O próximo encontro está previsto para primeiro domingo de fevereiro no bairro Mangabeiras.



Mas quem quiser celebrar o modelo tem uma próxima oportunidade. O Clube do Fusca Belo Horizonte planeja uma “fusqueata” neste domingo, 25 de janeiro. Os colecionadores vão partir da capital até Betim, na Região Metropolitana. A concentração será na Via Expressa, sentido BH/Contagem, na pista marginal da entrada dos bairros João Pinheiro e Vila Oeste, logo após a entrada da PUC Minas e segue até o Monte Carmo Shopping.

Em São Paulo, as comemorações também estão marcadas para o domingo. Em evento organizado pelo Fusca Clube Brasil, fãs vão se reunir no São Bernardo Plaza Shopping, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Quase mil pessoas já confirmaram presença no Facebook.

Modelos com o motor refrigerado a ar também são bem vindos!



“Hoje não celebramos só um carro, mas uma cultura atrás dele. É um modelo democrático. Nos nossos encontros, temos membros de 8 a 80 anos e de várias classes sociais. O Fusca costuma ser ainda o primeiro modelo de quem entra no ramo antigomobilismo”, diz Bruno Beleza.

Até 1959, Fusca era importado da Alemanha

Fusca 1995: modelo ressurgiu entre 1993 e 1996



New Beetle foi lançado em 1998 com linhas inspiradas no Fusca



História


O carro surgiu na década de 30 na Alemanha, desenvolido por Ferdinand Porsche em Stuttgart. O objetivo era criar um carro econômico, barato, resistente e barato. Após diversos protótipos, o carro começou a ser produzido em 1938, com o nome de Sedan 1200, com o motor traseiro do tipo boxer refrigerado a ar. No entanto, só a partir do final da Segunda Guerra Mundial que a produção emplacou.

VEJA MAIS FOTOS DE FUSCAS!

Os primeiros Fuscas fabricados na Alemanha, chegaram ao Brasil ainda em 1950. Pequeno, com motor traseiro refrigerado a ar e um design totalmente diferente do tradicional à época, quando as ruas eram dominadas por grandes sedãs, o carro chamava a atenção por onde passava.

Primeiros Fuscas deixam a linha de montagem brasileira em 1959



No Brasil, a produção começou em 1959 na fábrica da Volkswagen de São Bernardo de Campo (SP). O carro virou febre e explodiu em vendas. O design composto de curvas charmosas se manteve, mas o motor ganhou diversas versões, com cilindrada desde 1.2 a 1.6. O carro teve sua produção finalizada em 1986.

No entanto, em 1992, por sugestão do então presidente Itamar Franco, durante visita no Salão do Automóvel de São Paulo, o Fusca foi ressuscitado. O político estava indigado com o preço dos carros populares e via no Fusca um solução para o transporte. Volkswagen resolveu relançar o carro, que foi produzido entre 1993 a 1996. A última linha de produção no mundo foi encerrada em 2003 no México.

New Beetle e novo Fusca

Em 1998, a Volkswagen lançou o New Beetle, com linhas inspiradas na versão original, mas com a plataforma e motor do Golf. Dessa vez, no entanto, não era mais um modelo popular, mas um carro de nicho, com preço elevado. O veículo teve 1 milhão de unidades vendidas em todo o mundo só entre o lançamento e 2010.

Em 2012, novo Fusca chegou ao Brasil com motor 2.0 de 211 cavalos



Em 2012, a marca alemã lançou um novo modelo do Fusca. O New Beetle tinha linhas muito arreenodadas e femininas e a Volks queria dessa vez um modelo mais robusto e esportivo. Nessa nova era, a marca liberou a escolha do nome para cada mercado, assim no Brasil o modelo assumiu o mítico nome de “Fusca”.

O novo Fusca chegou ao Brasil no mesmo ano, equipado com motor 2.0 TSI de 211 cavalos e torque poderoso de 28,55 kgfm já com 1.700 rpm, acoplado com câmbio é DSG de dupla embreagem. Segundo dados da montadora, o Fusca acelera até 224 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 6.9s.

Curiosidade: em âmbito mundial, o Dia do Fusca é comemorado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do modelo, em 1934.

VEJA FOTOS DO DIA NACIONAL DO FUSCA 2015!

Veja mais fotos de Fusca!