A engenharia da Audi trabalhou para garantir a maior eficiência do novo motor, que se enquadra no conceito downsizing, tão difundido entre as montadoras há pelo menos sete anos e essa técnica vem evoluindo ano a ano. Isso consiste na tentativa de manter o mesmo vigor do motor mais pesado em um bloco consideravelmente mais leve, com menor consumo de combustível e de emissões de gases. O consumidor mais conservador pode torcer o nariz ao ser informado do downgrade do 2.0 para o 1.8, mas na prática, essa mudança não significa quase nada, eu disse quase.
Veja mais fotos dos Audi A4 e A5
Vamos aos dados: Esse motor 1.8, que é a terceira geração da família EA888, tem 10 cavalos a menos que o antigo 2.0. Porém, só o bloco, perdeu 3,5 kg, e o conjunto mecânico todo está 7,8 kg mais leve. Nele, não se usa mais metais pesados, como o chumbo. Com o uso de componentes mais leves e com menos atritos, inclusive com a adoção de um revestimento patenteado pela Audi que substitui a bucha nos cilindros, o A4 sedan ficou com um volume total 40 kg mais leve.
Consumo
Segundo o fabricante, essas atualizações deixaram os dois modelos 21% mais econômicos. O A4, que tinha um consumo de 14,1 km/l com motor 2.0, agora passa a 17,2 km/l. O A5, que antes fazia 13,8 km/l, agora, chega aos 16,5 km/l, de acordo com informações da Audi. A marca não informou em quais condições o consumo foi aferido. Os números divulgados pelo Inmetro são diferentes. Segundo o instituto, o A4 1.8 roda 8,7 km com um litro de gasolina comum na cidade e 11,3 km na estrada. Já o A5 1.8, o Inmetro aferiu 8,5 km/l na cidade e 9,2 km/l em rodovia. Em nosso test drive de 110 km na cidade e na estrada na Grande São Paulo, o A5 utilizado fez uma média de 10,5 km/l.
Confira o vídeo:
O A4 2.0 ia de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e o atual 1.8, faz em 8,3 segundos, segundo a Audi. Porém, essa diferença mínima é praticamente imperceptível. Como o torque se manteve, na cidade não se nota o motor menor, até mesmo pelo fato de o A4 ter perdido 40 kg. Na estrada fica mais fácil perceber, mas nada que altere o comportamento do veículo.
Versões mais completas
A linha 2015 do A4 ganhou alguns itens para atrair consumidores e manter a distância do A3 Sedan. A versão de entrada, a Attractive, agora conta com sensores de estacionamento traseiro, sensor de chuva, filetes cromados no acabamento externo e volante esportivo com base achatada, como a do RS4. As rodas de 17 polegadas, agora são iguais às usadas na versão Ambiente até 2014. A versão mais completa, a Ambiente, agora chega com rodas de 18 polegadas de série, assim como o teto solar elétrico. Na Avant, de carroceria station wagon, é oferecida apenas na versão Ambiente e inclui em seu pacote, um teto solar elétrico panorâmico e rack de teto em alumínio.
O A5 vem de série com teto solar elétrico e central multimídia. Um novo sistema de entretenimento é oferecido como opcional por R$ 9 mil.
Mercado
O modelo mais vendido da Audi no Brasil atualmente é o A3 Sedan 1.4. Apesar do sucesso do sedã de entrada, a Audi diz que ele não 'roubou' clientes do A4, como poderia ocorrer e as vendas da linha A4 vem seguindo em uma linha crescente. Já o A5 viu seus números de vendas saltarem de 396 unidades em 2012 para 801 no fechamento de 2014.
Os preços sugeridos são:
A4 Sedan Attraction 1.8 TFSI Multitronic - R$ 138.990,00
A4 Sedan Ambiente 1.8 TFSI Multitronic - R$ 147.990,00
A4 Avant Ambiente 1.8 TFSI Multitronic - R$ 152.990,00
A5 Sportback Attraction 1.8 TFSI Multitronic - R$ 155.990,00
A5 Sportback Ambiente 1.8 TFSI Multitronic - R$ 167.990,00
Esses valores já incluem o aumento do IPI para 2015, porém, em pesquisa que o Vrum fez em algumas concessionárias, ainda é possível encontrar unidades com preços bem mais baixos. Achamos A4 Attraction por R$ 118 mil e A4 Avant por R$ 140 mil.