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Mini lança Cooper 5 Portas no Brasil a partir de R$ 105,9 mil

Hatch cresceu, ganhou duas portas e agora leva cinco pessoas. Diversão ao volante continua garantida, mas Mini cobra R$ 6 mil a mais pelos dois acessos. Veja as fotos

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Mini lança Cooper 5 Portas no Brasil a partir de R$ 105,9 mil
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Cooper S tem motor 2.0 turbo de 192 cavalos

 


Tuiuti (SP) - Houve um tempo em que a moda era carro de duas portas. Depois, a praticidade falou mais alto e as quatro entradas tornaram-se a preferência. O Mini Cooper era um dos poucos com a lógica antiga. Era. Pois a marca inglesa dotou a segunda geração do compacto com mais duas portas e ampliou a capacidade para cinco passageiros. E no Brasil, a aposta é que essa versão responda por 43% do mix de vendas do carro até 2016. Os preços partem dos R$ 105.950 e chegam até os R$ 139.950. Na prática, a Mini cobra R$ 6 mil a mais pelo Cooper 5 portas na sua correspondente versão duas portas.

 

VEJA AS FOTOS DO MINI 5 PORTAS!


Agora com cinco portas, o Cooper ficou maior: ganhou 161 mm no comprimento e 11 mm na altura, além de 72 mm na distância entre-eixos. Na prática, agora o carro oferece mais espaço para a cabeça e pernas, além de 61 mm a mais na largura interna, que possibilitou o terceiro assento no banco traseiro. O porta-malas também cresceu e leva 278 litros, 67 a mais que o modelo duas portas.

Capacidade do porta-malas aumentou 67 litros em relação ao modelo de duas portas



Tabela de preços

MINI Cooper 5 portas - R$ 105.950
MINI Cooper S Exclusive 5 Portas – R$ 122.500
MINI Cooper S 5 Portas Top – R$ 139.950

São duas versões com motores, equipamentos e acabamentos distintos. O Mini Cooper 5 Portas oferece um propulsor 1.5 12V turbo à gasolina de três cilindros em linha com 136 cavalos a 4.400 rpm e 180 nm de torque a 1.800 rpm.  Já o Cooper S é equipado com o um 2.0 16V turbo de 192 cavalos, disponíveis entre 4.700 e 6.000 rpm e 280 nm de torque, já com 1.250 rotações. Os motores foram projetados pela BMW, mas exclusivos nos modelos da Mini e possuem tecnologias de injeção direta de combustível, comando e controle de válvulas variável.



De série em todas as versões, ar-condicionado automático dual-zone, seis airbags, suspensão adaptativa, controles eletrônicos de tração e estabilidade, Isofix para cadeirinhas de bebê, cruise control e Mini Driving Modes, sistema que altera parâmetros do carro para modos esportivo e econômico.

Além do motor mais potente, o Cooper S Exclusive agrega rodas de liga leve de 17 polegadas, farol Full LEDe central multimídia com tela de 6,5 polegadas. Com o pacote Top, o modelo ganha ainda Head-up display, bancos de couro, teto-solar panorâmico, sistema de som premium Harman Kardon, borboletas no volante e central multimídia com tela de 8 polegadas com HD integrado de 20GB.

Interior forrado em couro e instrumentação redonda predomina



Na parte externa, as duas versões se diferenciam pela pela grade dianteira, com filetes horizontais cromados no Cooper e grade em colmeia no Cooper S. A versão esportiva ainda possui detalhes como tampa do combustível cromada, para-choque dianteiro mais encorpado e o símbolo 'S'.

Ao volante

No test-drive, podemos experimentar as duas versões do MINI Cooper 5 Portas numa pista fechada, com 2.500 m, em Tuitui (SP). O circuito é mais técnico, com curvas em aclives e declives, onde foi possível sentir a estabilidade do modelo. A boa notícia é que mesmo com as duas portas extras, o carrinho continua com a sensação de se dirigir um kart, especialmente no Cooper S.

A suspensão adaptativa transmite segurança nas curvas mais fechadas, graças ao sistema multilink no eixo traseiro e à boa rigidez da carroceria. Se o motorista abusar, controles e distribuição eletrônica de frenagem ajudam a manter a trajetória.

Rodas de liga-leve de 17 polegadas na versão top



As duas versões oferecem o MINI Driving Modes, um seletor que altera configurações de dirigibilidade do veículo. No modo Green, o hatch prioriza a economia de combustível, inclusive com ajustes no sistem ade ar-condicionado. No Sport, a resposta é mais direta e condução fica mais dinâmica. Há ainda o modo Mid, selecionado ao dar a partida, que mantém o comportamento natural do veículo.

O bloco 1.5 de três cilindros cumpre bem seu papel para movimentar os 1.117 kg, mas fica por ai. É justo, mas não é empolgante. A cereja do bolo é o Cooper S e o seu motor 2.0 turbo, responsável por 70% do mix de vendas da MINI no Brasil.



A equação de 192 cavalos a 4.700 rpm e 28,55 kgfm de torque (disponíveis já com 1.250 rpm) em um veículo de 1.220 kg tornam o Cooper um brinquedo de acelerar, com respostas rápidas e fôlego nas retomadas. Ao girar o seletor de para o modo Sport, o ronco do motor fica ainda mais ruidoso e a suspensão mais firme. Segundo a MINI, o modelo gasta 6,8s para sair de 0 a 100 km/h. Tal prazer ao dirigir justifiica ser a versão mais escolhida no mercado nacional.

Dados técnicos
» Motores – 1.5 12V turbo de três cilindros
de 136cv a 4.400rpm e torque de 18,4kgfm a 1.800rpm, e 2.0 16V turbo de quatro cilindros de 192cv entre 4.700rpm e 6.000rpm e torque de 28,6kgfm a 1.250rpm
» Transmissão – automática de seis marchas
» Dimensões (metros) – comprimento, 3,98;
largura, 1,72; altura, 1,42 e distância entre-eixos, 2,57
» Porta-malas – 278 litros
» Desempenho – Cooper, aceleração até
100km/h em 8,1 segundos e S, 6,8 segundos; máxima de 207km/h e S, 230km/hz

 
* Jornalista viajou à convite da BMW Brasil