UAI

Lexus NX 200t chega ao Brasil com preços a partir de R$ 216,3 mil

Utilitário-esportivo chega com estilo ousado e bom desempenho para mudar o jogo de vendas da marca de luxo da Toyota. Rede restrita é obstáculo ao crescimento no país

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Lexus NX 200t chega ao Brasil com preços a partir de R$ 216,3 mil
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

No pacote F-Sport, a enorme grade dianteira é do tipo colmeia, faróis, em formato de L e as enormes rodas de 18 polegadas


De Indaiatuba (SP) * -
A combinação de design marcante e boa performance é cada vez mais recorrente em utilitários-esportivos (SUVs) compactos. Retrato da tendência, sucesso em mercados emergentes, é a chegada do Lexus NX200t ao Brasil. Revelado no Salão de Beijing (China) em abril do ano passado, o primeiro modelo da marca no segmento aposta na fórmula – bem-sucedida no Range Rover Evoque – em duas versões (de entrada, por R$ 216.300; e F-Sport, por R$ 236.900), ambas equipadas com motor 2.0 turbo e transmissão automática de seis velocidades.


VEJA FOTOS DO LEXUS NX200t!

Com o lançamento, a marca de luxo da Toyota espera ampliar a presença no mercado brasileiro. No ano passado, a marca – que conta com apenas duas concessionárias em São Paulo –, vendeu 240 carros no país (15% do mercado de luxo). A meta agora é chegar às 100 unidades/mês (40%). Ou seja, 1.200/ano, cinco vezes mais.


As linhas seguem o conceito chamado pela Lexus de carroceria multidimensional, com fortes vincos concentrados nas partes frontal e traseira. É justamente na dianteira que estão os traços de maior personalidade. Faróis com três projetores de lâmpadas em L e filete independente com a tecnologia Full-LED são afilados, em conjunto com uma enorme grade em formato trapezoidal que varia conforme a versão: na de entrada há filetes horizontais; na F-Sport, é do tipo colmeia. Retrovisores na cor preta e rodas de alumínio de 18 polegadas são outros elementos externos exclusivos da versão esportiva. O perfil lateral segue a curvatura ascendente, característica do mercado norte-americano e de outros carros da marca. As lanternas proeminentes, quando acesas, mostram formato em L, enfatizando o logo da Lexus.

DENTRO O NX200t se destaca pelo acabamento benfeito, com vários elementos emoldurados em aço escovado, além do couro preto presente dos bancos à parte superior do painel, incluindo o console central. O acionamento do motor é feito por meio de botão localizado acima do volante. Soma-se ao pacote F-Sport acabamento que mescla couro em vermelho e preto, bancos esportivos, banco do motorista com ajuste lombar e pedais de alumínio.

Painel tem ergonomia correta e acabamento caprichado no segmento de luxo



A lista de equipamentos do NX200t esportivo inclui também sistema de suspensão adaptativo variável (AVS), teto solar panorâmico, medidores de aceleração da força G e da pressão do turbo e o modo de condução Sport%2b, com a calibragem da suspensão enrijecida. De série, o SUV compacto já vem equipado com 10 airbags (dois frontais, quatro laterais, dois de cortina e dois para proteção dos joelhos do motorista e passageiro do banco dianteiro), controles eletrônico de tração e de estabilidade, regulagem automática de facho dos faróis, ar-condicionado de duas zonas, seletor de modos de direção Eco, Normal e Sport, aquecimento e resfriamento dos bancos, assistência em rampas e tela multimídia de 7 polegadas.

DESEMPENHO O motor 2.0 utiliza a tecnologia de injeção direta de combustível e sistema de controle de válvulas no ciclo Otto-Atkinson, que reduz o tempo de abertura das válvulas para melhorar o desempenho, emitir menos poluentes e gastar menos combustível. São 238cv de potência e 35,7kgfm de torque capazes de acelerar até 100km/h em 7,2 segundos. A máxima não é informada. A média de consumo combinada (cidade/estrada) é de 9,2km/l. Os principais concorrentes são Audi Q3, BMW X3 e Range Rover Evoque.

* Jornalista viajou a convite da Lexus.


Atrás, lanternas em alto relevo e duplo escape, que revela a vocação esportiva do SUV