UAI

Equipe de Pernambuco é vice na 21ª Baja SAE Brasil-Petrobras

A competição estudantil premia os alunos que desenvolverem os melhores protótipos de carros

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Equipe de Pernambuco é vice na 21ª Baja SAE Brasil-Petrobras
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação


As equipes Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2, que representaram a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na 21ª edição da Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada em Piracicaba (SP), conquistaram, respectivamente, segundo e terceiro lugares na classificação final. O torneio estudantil premia os melhores protótipos de estrutura tubular em aço para uso fora de estrada desenvolvidos por estudantes de engenharia em todo país, tendo como critérios as provas de apresentação de projeto, conforto, aceleração, velocidade máxima, tração, suspensão, slalom, enduro de resistência e relatório de projeto. A equipe Baja UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, levou o primeiro lugar, sagrando-se bicampeã da competição.

 

Estudantes pernambucanos representarão o Brasil na etapa mundial do projeto

 

 

Donos da primeira colocação em Relatório de Projeto, os pernambucanos da Mangue Baja 1 conquistaram ainda o segundo lugar no teste de suspensão e tração, cuja terceira posição também ficou com a UFPE. O capitão da Mangue Baja 1, Caio Simões, lembra que os bons resultados da instituição não são novidade. "Temos 16 ano de equipe. Nos últimos 15 estamos entre as 10 primeiras universidades e nos últimos cinco, entre as cinco". Para Caio, no entanto, a competição vai além dos bons resultados. "Ficamos um pouco perdidos quando o conteúdo ensinado na universidade não é aplicado. No projeto, é como se estivessemos à frente de uma empresa, vivenciando o que aprendemos em sala de aula", comenta.

Novas tecnologias

Agora, as três instituições de ensino melhor classificadas- UFMG, UFPE e FEI- se preparam para representar o Brasil na etapa mundial do projeto (Baja SAE Maryland), que acontecerá na cidade Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos, entre os dias 7 e 10 de maio. Uma oportunidade para compartilhar as inovações brasileiras com universidades do todo o mundo.

Um dos destaques tupiniquins deve ser o veículo construído pelo alunos da UFMG, que conta com um gerador termelétrico, capaz de converter a energia térmica (liberada pelo escapamento) em energia elétrica, para alimentar a bateria. O sistema também foi completamente desenvolvido pelos estudantes mineiros.