Aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em outubro do ano passado e regulamentado pelo Contran em janeiro, o sistema de fixação de cadeirinhas Isofix será obrigatório em todos os veículos frutos de projetos novos a partir de 2018 e nos modelos zero-quilômetro oriundos de projetos já existentes dois anos depois. Ao elaborar e publicar a Resolução 518, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), no entanto, os legisladores brasileiros determinaram algumas especificidades. A primeira foi dar ao fabricante a possibilidade de escolher entre a adoção do Isofix de fato, que é o sistema de fixação usado na Europa, ou do seu correlato, o Latch, comum nos Estados Unidos. A segunda foi exigir um ponto de ancoragem superior, seja qual for o sistema escolhido. E a terceira, um grande erro, considerar obrigatória a fixação em apenas um assento do veículo, ou seja, para somente uma criança. Mas, afinal, o que é e como funciona tudo isso?
CINTO Desde 2010, os dispositivos de retenção de crianças/DRCs (bebê conforto, até 1 ano; cadeirinha, de 1 a 4 anos; booster ou assento de elevação, de 4 a 7,5 anos) são obrigatórios no Brasil. E para que o equipamento fique firme no banco do carro é usado um mecanismo pelo qual ele é preso ao cinto de segurança do automóvel e a criança, por sua vez, ao cinto do dispositivo. A operação é minuciosa e não pode haver folgas, pois corre-se o risco de um deslocamento grande em caso de impacto.
LISTA DE VEÍCULOS QUE JÁ TÊM ISOFIX/LATCH:
ISOFIX Com a evolução da tecnologia, principalmente na Europa Ocidental e na Ásia, as montadoras têm um sistema mais prático e seguro para fixação das cadeirinhas e demais dispositivos: o Isofix.
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NÃO CERTIFICADO Apesar de a lei exigir que os veículos passem a ter o Isofix ou Latch a partir de 2018, ao dono do carro continua sendo permitido usar o DRC com o mecanismo de instalação pelo cinto de segurança. Aliás, segundo o Inmetro, apesar de a Portaria 466, que incluiu o Isofix na certificação das cadeirinhas, ter sido publicada em outubro, até o momento nenhum fabricante submeteu um DRC a um Organismo de Certificação de Produto (OCP) para certificação do Isofix. Ou seja, ainda não é possível encontrar essas cadeirinhas à venda no país, ficando a cargo da família que quer (e pode!) comprar o equipamento no exterior. Já em relação aos modelos de carro existentes no mercado que oferecem o sistema, são cerca de 90, a maioria dos segmentos de luxo (mas alguns já “populares”) e todos para a instalação de pelo menos dois DRCs. Confira a relação.
PALAVRA DE ESPECIALISTA:
Ajuste é fundamental, por Oswaldo Carvalho, atuou em testes com cadeirinhas autor do site assentoinfantil.oswnet.com
“A ancoragem superior foi uma evolução para melhorar a performance em caso de acidente.
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