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Enquanto existiu, a série reproduziu o Corcel II, o 147 e o Monza hatch, além do Fusquinha, sempre enfeitados de polícia, bombeiros ou ambulância. Esses brinquedos não eram nenhum primor, mas, apesar da função chata de bate/volta, já dava para reconhecer os modelos. O Autorama também chegou a ter um modelo de rua andando na pista, um pequeno Fiat 147 para lá de tunado. Entre os rádio controlados, sem chance de ter modelos nacionais. O sonho de todos morava em carrinhos como o Pegasus, da Estrela, que era a reprodução de um BMW M1.
A VIRADA Hoje a situação é diferente.
Douglas alerta que muitas vezes esses carrinhos não são brinquedos, quem os compra são colecionadores, pessoas mais velhas. É o caso de algumas séries vendidas em bancas de revista, que trazem uma miniatura e um fascículo que conta sua história. Em 2012, a editora Planeta DeAgostini lançou a série Carros Inesquecíveis do Brasil, com miniaturas brasileiras até certo ponto inusitadas como Del Rey, Gol BX, Chevette, Polara, Uno, Corcel, Gurgel Xavante, Belina, Panorama, Miura, Parati, Monza, Elba, Pampa, Kadett, Omega, Premio, Corsa, Twingo, Niva, Clio, Tempra, além de outras figurinhas carimbadas.
De acordo com João Fernandes, gerente de marketing da Planeta DeAgostini, a série de carros ainda é um grande sucesso.
BOLHAS Depois de ter seu Fusca 67 roubado, nos idos de 1985, o comerciante Antônio Frederico Cavalcanti, que tinha como hobbie o automodelismo, decidiu comprar a bolha (como é chamada a carroceria do carro rádio controlado) de um Fusca para ter como lembrança do “besouro”. Claro que Fred, como é popularmente conhecido, não encontrou a bolha, motivo pelo qual decidiu usar suas habilidades para fazer uma do Fusca 53. Uma não, cinco bolhas, que foram adquiridas por amigos. Logo essas bolhas chegaram nas lojas do ramo e foram surgindo encomendas de outros modelos.
“Certa vez eu estava num encontro de automodelismo e fui abordado por uma pessoa que trabalhava na Volkswagen. Ele queria que eu fizesse umas bolhas do Gol G3 para um evento de lançamento do carro”, conta Fred, que na época teve acesso ao projeto do modelo ainda inédito. Atualmente, já são muitos modelos disponíveis, como Passat TS, todos os derivados do Gol “quadrado” e do G3, Maverick, Golf 95, mas o campeão de vendas é o Opala cupê. Os modelos podem ser adquiridos no site da Art Bolha (www.artbolha.com.br) sem pintura, já que os modelistas gostam de fazer os carros a seu estilo.