Apesar dos muitos pontos em comum, o Chevrolet é equipado com motor 1.8 e o Renault, com um 2.0, que tem mais potência e torque. O câmbio automático do Fluence é o CVT de infinitas relações de transmissão e com seis marchas simuladas, enquanto o do Cruze é o automático convencional de seis velocidades. Confira o duelo:
Os dois carros têm muitos itens de conforto e conveniência, além da segurança. Porém, pecam em detalhes que, na maioria das vezes, podem passar despercebidos.
Espaço interno O Renault tem maior distância entre-eixos – dois centímetros a mais – e a medida de conforto é três centímetros maior (ver quadro). Porém, ambos têm bom espaço para pernas no banco traseiro e o Cruze não tem o inconveniente da caída de teto na traseira, o que leva ocupantes de maior estatura a esbarrar a cabeça no teto.
Cruze 8 Fluence 8
Porta-malas O Renault leva vantagem de 30 litros na nossa medição. O fabricante declara mais. Porém, ambos levam a bagagem da família sem arrumação. Ambos têm o obsoleto sistema de sustenção por alças em vez da praticidade das molas a gás.
Cruze 8 Fluence 9
Câmbio O ponto em comum é o conforto do motorista, que não tem embreagem para acionar nem troca de marchas.
Cruze 9 Fluence 9
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Motor/desempenho A maior cilindrada do motor do Fluence, que usa corrente em vez de correia dentada, faz diferença no desempenho, apesar de as medições de aceleração e velocidade serem equivalentes. Proporcionalmente, o Cruze perde nas acelerações, pois as velocidades máximas se equivalem.
Cruze 8 Fluence 9
Estilo Gosto não se discute, mas as linhas do Cruze são mais harmônicas e elegantes. Ambos fazem uso de luz de LED nos faróis, além de o Renault ter também lanternas de LED.
Cruze 9 Fluence 8
Ergonomia Falta proteção lombar nos bancos de ambos. O mais grave no Fluence é o recorte da porta traseira, que exige rotação do tronco para acesso em postura inadequada.
Cruze 9 Fluence 7
Conforto/tecnologia Os dois carros são equipados com muitos itens de conforto e conveniência, além de sistema multimídia e entradas USB, USD e auxiliar. Atualmente, vende-se tecnologia e, por acaso, vem um automóvel acoplado. E têm comum o acionamento do motor por meio de comando no painel. No Cruze, é possível acionar o motor por controle remoto. Porém, só o Renault tem saída de ar-condicionado para o banco traseiro.
Cruze 8 Fluence 9
Consumo Motores de cilindrada mais elevada não têm vocação para economia, mas esses dois não são beberrões. A conta no posto não é cara pelo que oferecem.
Cruze 8 Fluence 8
Acabamento/montagem Ambos têm peças móveis desalinhadas em relação à carroceria e imperfeições na pintura. A montagem dos componentes internos está benfeita. E a forração interna em couro é imperativo nas versões topo de linha.
Cruze 8 Fluence 8
Segurança São equipados com controles de tração e de estabilidade, cintos de três pontos retráteis e apoios de cabeça em todos os assentos.
Cruze 9 Fluence 8
Custo/benefício Boa nos dois levando-se em conta proposta e categora, mas nunca demais repetir que impostos em excesso e margem de lucro mais generosa tornam os carros caros no Brasil.
Cruze 8 Fluence 8
Resultado
Cruze: 97
Fluence: 98
CRUZE/ FICHA TÉCNICA
» MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.796cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que desenvolve potências de 140cv (gasolina) e 144cv (etanol) a 6.300rpm e torques de 17,8kgfm (gasolina) e 18,9kgfm (etanol) a 3.800rpm
» TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automático de seis velocidades
» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente do tipo McPherson; e traseira semi-independente com dois braços de controle/de liga leve de 7x17 polegadas/225/50 R17
» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica variável
» FREIOS
A disco nas quatro rodas, com ABS
» CAPACIDADES
Do tanque, 60,3 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 465 quilos
FLUENCE
» MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.997cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que desenvolve potências de 140cv (gasolina) e 143cv (etanol) a 6.000rpm e torques de 19,9kgfm (gasolina) e 20,3kgfm (etanol) a 3.750rpm
» TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio continuamente variável (CVT) de seis velocidades simuladas
» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente do tipo McPherson, com braço inferior triangular e barra estabilizadora; e traseira com eixo soldado em H de deformação programada e barra estabilizadora / em liga leve de 17 polegadas / 205/55 R17
» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica variável
» FREIOS
A disco ventilado na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem)
» CAPACIDADES
Do tanque, 60 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 413 quilos.