UAI

Veja o comparativo Vrum do Chevrolet Cruze 1.8 LTZ e Renault Fluence 2.0 Privilége

Modelos concorrem no disputado segmento dos sedãs médios, em que os apelos são espaço interno, porta-malas e o conforto da transmissão automática, além da segurança

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Novo Chevrolet Cruze LTZ


Apesar dos muitos pontos em comum, o Chevrolet é equipado com motor 1.8 e o Renault, com um 2.0, que tem mais potência e torque. O câmbio automático do Fluence é o CVT de infinitas relações de transmissão e com seis marchas simuladas, enquanto o do Cruze é o automático convencional de seis velocidades. Confira o duelo:

Os dois carros têm muitos itens de conforto e conveniência, além da segurança. Porém, pecam em detalhes que, na maioria das vezes, podem passar despercebidos.

Renault Fluence Sedan 2.0



Espaço interno O Renault tem maior distância entre-eixos – dois centímetros a mais – e a medida de conforto é três centímetros maior (ver quadro). Porém, ambos têm bom espaço para pernas no banco traseiro e o Cruze não tem o inconveniente da caída de teto na traseira, o que leva ocupantes de maior estatura a esbarrar a cabeça no teto.

Cruze 8 Fluence 8

Porta-malas O Renault leva vantagem de 30 litros na nossa medição. O fabricante declara mais. Porém, ambos levam a bagagem da família sem arrumação. Ambos têm o obsoleto sistema de sustenção por alças em vez da praticidade das molas a gás.

Cruze 8 Fluence 9

Câmbio O ponto em comum é o conforto do motorista, que não tem embreagem para acionar nem troca de marchas. Um é o CVT do Fluence e o Cruze traz o automático convencional, que eleva as rotações do motor conforme a pressão no acelerador.
Cruze 9 Fluence 9

Suspensão/direção Ambos adotam rodas aro 17 e pneus de perfil 50, mas com boa altura de borracha, o que não sacrifica o conforto no banco traseiro. A do Fluence transfere menos as imperfeições em piso irregular. O Cruze é um pouco mais duro. A direção do Renault também está mais acertada, pois a do Cruze é muito direta em alta carecendo de um pouco mais de peso.

Cruze 7 Fluence 9

Motor/desempenho A maior cilindrada do motor do Fluence, que usa corrente em vez de correia dentada, faz diferença no desempenho, apesar de as medições de aceleração e velocidade serem equivalentes. Proporcionalmente, o Cruze perde nas acelerações, pois as velocidades máximas se equivalem.

Cruze 8 Fluence 9

Estilo Gosto não se discute, mas as linhas do Cruze são mais harmônicas e elegantes. Ambos fazem uso de luz de LED nos faróis, além de o Renault ter também lanternas de LED.

Cruze 9 Fluence 8

Ergonomia Falta proteção lombar nos bancos de ambos. O mais grave no Fluence é o recorte da porta traseira, que exige rotação do tronco para acesso em postura inadequada. Falha de projeto.

Cruze 9 Fluence 7

Conforto/tecnologia Os dois carros são equipados com muitos itens de conforto e conveniência, além de sistema multimídia e entradas USB, USD e auxiliar. Atualmente, vende-se tecnologia e, por acaso, vem um automóvel acoplado. E têm comum o acionamento do motor por meio de comando no painel. No Cruze, é possível acionar o motor por controle remoto. Porém, só o Renault tem saída de ar-condicionado para o banco traseiro.

Cruze 8 Fluence 9

Consumo Motores de cilindrada mais elevada não têm vocação para economia, mas esses dois não são beberrões. A conta no posto não é cara pelo que oferecem.

Cruze 8 Fluence 8

Acabamento/montagem Ambos têm peças móveis desalinhadas em relação à carroceria e imperfeições na pintura. A montagem dos componentes internos está benfeita. E a forração interna em couro é imperativo nas versões topo de linha.

Cruze 8 Fluence 8

Segurança São equipados com controles de tração e de estabilidade, cintos de três pontos retráteis e apoios de cabeça em todos os assentos. A vantagem do Cruze é ter o airbag de cortina. Ambos trazem os frontais (obrigatórios por lei), além dos laterais dianteiros. Além disso, o Cruze tem proteção volumétrica contra a quebra dos vidros.

Cruze 9 Fluence 8

Custo/benefício
Boa nos dois levando-se em conta proposta e categora, mas nunca demais repetir que impostos em excesso e margem de lucro mais generosa tornam os carros caros no Brasil.

Cruze 8 Fluence 8

Resultado


Cruze: 97
Fluence: 98

CRUZE/ FICHA TÉCNICA

» MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.796cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que desenvolve potências de 140cv (gasolina) e 144cv (etanol) a 6.300rpm e torques de 17,8kgfm (gasolina) e 18,9kgfm (etanol) a 3.800rpm

» TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automático de seis velocidades

» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente do tipo McPherson; e traseira semi-independente com dois braços de controle/de liga leve de 7x17 polegadas/225/50 R17

» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica variável

» FREIOS
A disco nas quatro rodas, com ABS

» CAPACIDADES
Do tanque, 60,3 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 465 quilos

FLUENCE

» MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.997cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que desenvolve potências de 140cv (gasolina) e 143cv (etanol) a 6.000rpm e torques de 19,9kgfm (gasolina) e 20,3kgfm (etanol) a 3.750rpm

» TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio continuamente variável (CVT) de seis velocidades simuladas

» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente do tipo McPherson, com braço inferior triangular e barra estabilizadora; e traseira com eixo soldado em H de deformação programada e barra estabilizadora / em liga leve de 17 polegadas / 205/55 R17

» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica variável

» FREIOS
A disco ventilado na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem)

» CAPACIDADES
Do tanque, 60 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 413 quilos