UAI

Comprou um 0 km? Fique atento na entrega para não ser enganado pela revenda

Esqueça um pouco o deslumbre e seja racional. Da mesma forma que o automóvel usado, o veículo novo deve ser conferido em detalhes no momento da entrega, para evitar dissabores. Vrum elaborou um check-list, confira!

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Comprou um 0 km? Fique atento na entrega para não ser enganado pela revenda
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Vrum conversou com vários gerentes para saber quais itens têm que ser avaliados

 

O cliente pega o tão sonhado carro novo na concessionária, escuta com atenção as recomendações do entregador técnico e vai embora. Um ou dois dias depois, retorna à revenda, reclamando que o retrovisor elétrico do sedã de mais de R$ 80 mil não funciona. O gerente comercial pede uma avaliação do chefe de oficina: um suporte de plástico que fica atrás do espelho e não pode ser visto externamente está quebrado. Vem a dúvida. O tipo de quebra – já conhecem os mecânicos – é comum acontecer em pequenos esbarrões durante manobras ou mesmo nas passagens espremidas de motoqueiros. E pode ter acontecido depois de retirado o automóvel. Mas todos recordam que, no momento da entrega – por uma coincidência –, os espelhos estavam na posição perfeita para o novo dono, que não mexeu nos ajustes e foi embora sem conferir os retrovisores. Logo, a unidade já poderia estar com o defeito. Prevalece o bom-senso. A concessionária arca com o custo, o espelho é reparado e o consumidor volta satisfeito.


O fato é verídico, concessionária e consumidor foram preservados a pedido do gerente comercial, que conta não ser incomum a reclamação de um defeito logo depois da retirada do carro zero. Segundo ele, todos os fatores são ponderados para se tentar chegar a uma conclusão. O carro já estava com problema ou aconteceu depois? O cliente tem razão ou está dando uma de esperto? Na dúvida, a concessionária faz o reparo para evitar amolação, mas nem todas agem da mesma forma. E, seja como for, o desgaste é inevitável.

CALMA O momento do recebimento do carro zero é cercado de glamour e ansiedade. Na pressa e até mesmo na confiança, muitos não conferem o automóvel minuciosamente, como é hábito na compra do usado. Já outros, ao contrário, têm um medo extremo de ser passados para trás e exageram na conferência da lataria e pintura, mas também não olham detalhes importantes no interior nem conferem acessórios. Para evitar frustração e embates futuros, o caderno Vrum conversou com gerentes de várias concessionárias, de diferentes marcas, e preparou uma lista para conferência do carro zero. Acima de tudo, recomenda um dos gerentes, é importante manter a calma. Não ter pressa e nem medo de perguntar. O momento da chamada entrega técnica é para isso.

 

 

 

“Se ficar sem jeito de conferir tudo na frente do entregador, retire o carro, pare no estacionamento da própria concessionária e reconfira tudo. Qualquer coisa, chame o entregador novamente. O importante é não ir embora sem fazer uma checagem”, aconselha. “A concessionária tem uma lista que é conferida na hora. Se o cliente perceber algum detalhe, pode pôr a observação e tirar cópia da reclamação. A empresa não quer deixar ninguém no prejuízo”, continua. De fato, muitas concessionárias já têm uma lista para esse momento. Algumas, inclusive, já têm uma relação de itens que o vendedor deve conferir antes de passar o carro ao entregador. Outras vão mais além e uma conferência é feita em cada setor por que aquele veículo passa. Mas muitas não fazem uma checagem minuciosa, sendo o momento da entrega técnica apenas de explicação sobre o funcionamento do carro.

ACONTECE Outro gerente alerta para o fato de se fazer a compra em uma concessionária idônea. “Muitas montadoras optam por transportar os carros envelopados e com a parte debaixo da cegonha tampada. Isso protege de avarias. Mas nem todas as marcas fazem isso e pode acontecer, sim, de o carro chegar com arranhões ou amassados.

 

DE FÁBRICA
A conferência é ainda mais importante quando se sabe que um determinado modelo tem conhecidos problemas originais de fábrica. O assunto é tão sério que levou integrantes do PuntoClube.com a criar uma lista compartilhada por sócios do clube em um grupo na internet. Na introdução do post, o integrante explica que o modelo apresentou diversos problemas, de 2007 a 2010, e dá dicas para quem vai comprar o carro em 2011. Entre os defeitos citados: tampa do porta-luvas que não fechava corretamente, para-choques que dilatavam no calor, barulho na porta decorrente da máquina do vidro elétrico, lataria desalinhada e muitos outros. Tendo em vista os vários defeitos, foi criada uma orientação de checagem que abrangia não só os defeitos conhecidos, como outros prováveis problemas que podem afetar qualquer veículo. Dicas que também foram incluídas na lista abaixo.

 

CHECK-LIST (IMPRIMA E LEVE NA CONCESSIONÁRIA!)

Verifique a presença e o estado de:
estepe (inclusive se ficar do lado de
fora do carro)
triângulo
macaco
chave de roda
chave reserva
antena
manual do proprietário
manual de garantia
manual do som
extintor ABC (e confira a data de validade)
porta-trecos e objetos móveis como
copinhos soltos
sistema Isofix e top tether (se houver)

Exterior:
pintura: confira tudo (“pics”, respingos
de tinta, bolhas, falhas de acabamento, respingos ou manchas), olhe detalhadamente
olhe debaixo do carro para ver se
não há raspados
para-lamas e para-choques (veja
se não há arranhões)
olhe debaixo do para-choque,
principalmente o dianteiro
confira alinhamento de portas,
porta-malas e capô
estado dos pneus, inclusive do estepe
(chute de leve para ver se estão cheios)
verifique a fixação dos canos
de escapamento
verifique fixação do protetor de cárter,
quando houver

Interior/acabamento:
forros das portas
costura dos bancos (principalmente
os de couro)
porta-luvas (abra e feche)
 para-sóis (espelho, tampas, iluminação)
painel (alinhamento, rebarbas plásticas, 4 riscos e arranhões)
direcionadores de ar e botões (veja
se estão firmes e bem encaixados)
volante (veja se há deformações ou
desgaste/confira ajustes de altura e distância)
coifa do câmbio
alavanca do freio de estacionamento
carpete
soleiras das portas
borrachas dos pedais
revestimento do teto
forração do porta-malas
canaletas das janelas
vedação das portas

Funcionamento:
limpadores de para-brisa
faróis
faroletes
faróis auxiliares
setas
lanterna traseira
luz de freio
break light
buzina
programação/revisão
abastecido/autonomia
vidros elétricos
travas elétricas
retrovisores elétricos (ou não)
alarme
sistema de som/conectividade/GPS etc.
ajustes e deslizamento dos bancos
encaixe dos bancos traseiros
quando rebatíveis
abertura das portas (pela trava e pelas
chaves, testando a original e a reserva)
mostradores de velocidade, conta-giros, computador de bordo (verifique também a quilometragem)
sistema de iluminação interna
engates das marchas (todas)

Motor:
tampa do motor
nível de óleo
reservatório de água do limpador do para-brisa
reservatório de combustível de partida a frio
fluidos de freio, direção hidráulica
e líquido do radiador
capa de cobertura da bateria
condições dos cabos e mangueiras
filtro de ar do motor (abra a tampa e verifique se está limpo)