Esquecidos

Que Dó! Raro BMW Série 5 turbodiesel está abandonado em BH

Modelo de 1985 foi abandonado e virou alvo de vandalismo, mas poderia valer uma boa grana. Sedã alemão possui motorização incomum (e proibida) para carros de passeio no Brasil

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/05/2015 09:30 / atualizado em 14/05/2015 15:17 Thiago Ventura /Portal Vrum
Carro tem motor 2.4 12V de seis cilindros em linha com injeção direta - Thiago Ventura/EM/D.A Press Carro tem motor 2.4 12V de seis cilindros em linha com injeção direta


Um raro BMW 524td E28 ano 1985 definha abandonado numa rua erma de Belo Horizonte. O sedã alemão é alvo de vandalismo e já aparenta sinais de furto de peças. Reportagem do Vrum encontrou o veículo no bairro Estoril, região Oeste da capital mineira.

VEJA FOTOS DO BMW 524td!


O emblema dá a dica da raridade do modelo: é um 524 ‘td’, sigla para identificar o motor turbodiesel. O propulsor M21 foi o primeiro da BMW movido com esse combustível, reconhecido no começo da década de 80 como o mais silencioso e rápido.

O motor 2.4 12V tinha seis cilindros em linha e sistema de injeção direta de diesel, capaz de render até 84 cavalos de potência a 4.000 rpm e torque de 15.4 kgfm a 2.500 rotações. O modelo tem ainda câmbio automático ZF 4HP22 de quatro velocidades e a tradicional tração traseira. Segundo dados da fábrica, fazia de 0 a 100 km/h em 13,6 segundos e velocidade máxima de 175 km/h.

Mesmo nesse estado, poderia render um bom dinheiro em peças  - Thiago Ventura/EM/D.A Press Mesmo nesse estado, poderia render um bom dinheiro em peças


Sem a pegada esportiva típica dos modelos BMW, o 524td era comercializado em poucos mercados, que denota a raridade do modelo abandonado à própria sorte. No Brasil, apenas utilitários, caminhões e ônibus podem sair de fábrica com motor diesel. Na Europa e outros países, é aceito e por ser importado, esse modelo pode trafegar sem problemas. Como é forte esse lobby dos transportes!

São 2,625 m de distância entre eixos - Thiago Ventura/EM/D.A Press São 2,625 m de distância entre eixos


O Série 5 E28 possui 4,62 metros de comprimento e 2,625 m de distância entre eixos. O bólido tem massa de 1.350 kg, com tanque de 70 litros. O porta malas tem capacidade de 460 litros. O modelo das fotos tinha bancos de couro, já arruinados pela chuva. A foto que abre a matéria foi registrada em fevereiro deste ano. O carro ainda tinha o parabrisa dianteiro. Nas últimas, tiradas nesta semana, é possível ver a degradação do automóvel.

Thiago Ventura/EM/D.A Press


Não encontramos modelo similar à venda no Brasil. Outros sedãs da BMW, o compacto Série 3 e o grande Série 7 da década de 80 são vendidos entre R$ 20 e R$ 30 mil. Talvez em bom estado, esse 524td poderia chegar próximo desse valor e ganhar a sonhada placa preta de colecionador. Mas mesmo nesse estado, pode ser vendido pelo menos por R$ 6 mil como sucata.

Um carro muito legal para ter esse triste fim! - Thiago Ventura/EM/D.A Press Um carro muito legal para ter esse triste fim!


Um amante da BMW poderia adorar ter um modelo desse na garagem. Mas como tudo indica, o futuro desse 524td é mesmo o ferro velho. Que triste!

Trânsito

O veículo está corretamente estacionado na via e não infringe qualquer lei do Código de Trânsito. Dessa forma, ele pode ficar no local.

Atualização: Consultamos o Departamento de Trânsito (Detran) da Polícia Civil e o modelo está com IPVA e taxa de licenciamento atrasados desde 2011. Além disso, há seis impedimentos judiciais contra este 524 td.

Emblema revela a versão turbodiesel - Thiago Ventura/EM/D.A Press Emblema revela a versão turbodiesel
Série 5 E28 possui 4,62 metros de comprimento - Thiago Ventura/EM/D.A Press Série 5 E28 possui 4,62 metros de comprimento


VEJA FOTOS DO BMW 524td!

Tags: série

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
Queremos sua ajuda para deixar a experiência no VRUM ainda melhor! Participe Participe