UAI

Baidu imita Google e vai projetar 'carro sem motorista'

Gigante chinês da internet se prepara para desenvolver um veículo autônomo, na esteira do emblemático projeto de "automóvel sem motorista" do Google

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Baidu imita Google e vai projetar 'carro sem motorista'
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Carro do Google: projeto americano já está finalizado


O gigante chinês da internet Baidu se prepara para desenvolver um veículo autônomo, na esteira do emblemático projeto de "automóvel sem motorista" do americano Google, informaram meios de comunicação chineses. O grupo, operador do principal motor de busca chinês, trabalha com um construtor de automóveis - não identificado - para conceber um "veículo sem motorista", declarou Wang Jin, um vice-presidente do grupo, citado pelo jornal econômico Jingji Guanchabao.

Este veículo será finalizado e apresentado até o fim do ano, declarou Wang durante uma coletiva de imprensa realizada no último fim de semana, segundo o jornal. O Baidu já havia trabalhado para criar "veículos semiautônomos" com o construtor alemão BMW.

Estas informações da imprensa lembram o projeto muito midiatizado de seu rival californiano Google, que está desenvolvendo um automóvel sem condutor que espera testar neste ano nas estradas americanas.Por sua vez, outros gigantes da internet chineses já colaboram com a indústria automotora para conceber "veículos inteligentes".

Assim, o Alibaba, número um chinês do comércio eletrônico, está trabalhando para criar um veículo hiperconectado, capaz de fornecer mapas interativos, serviços de comunicação, de entretenimento e conselhos para o usuário ir às compras. O Tencent (operador do serviço de mensagens WeChat) também trabalha para fabricar um veículo conectado, enquanto a plataforma de vídeo LeTV pretende fabricar um automóvel elétrico.No entanto, os analistas alertam que estes projetos são muito imprecisos e vagos e que sua comercialização não é muito plausível.

Sede da Baidu em Pequim