Leia Mais
Colecionadores celebram Dia Nacional do Fusca 2015FOTOS: Encontro de Fusca em Belo HorizonteFusca conversível e Jetta com rodas de 20" vencem evento de fãs da Volkswagen em MGFusca e Kombi são destaques do Brasil em museu na AlemanhaDia Mundial do Fusca 2015Dia Nacional do Fusca 2015Volkswagen Fusca de Jose MujicaComemoração do Dia Mundial do Fusca no MéxicoFusca 2013 x Fusca 1983Suvenires de marcas contam a história da indústria automobilísticaVolkswagen Fusca Pé de Boi: conheça a história da rara versão do besouro"O Fusca não tem idade", diz pernambucano que atravessou o Brasil no carroClube de carros antigos recorre à Assembleia para regularizar encontro em BHO 22 de junho foi escolhido por ser a data que Ferdinand Porsche assinou contrato de desenvolvimento do veículo que deu origem ao Fusca na Alemanha em 1934. Após diversos protótipos, a versão de série saiu em 1938, com o nome de Sedan 1200.
VEJA FOTOS DO DIA MUNDIAL DO FUSCA 2015!
A data é especial para pessoas como o bancário Geraldo Santos. Recém aposentado, não teve dúvidas: investiu parte do FGTS na compra de um Fusca 1962 placa preta e outro modelo 1963. Agora possui quatro Fuscas e uma Kombi. “O Fusca é uma máquina de fazer amigos. Tenho uma grande paixão e admiração pelo modelo.
Em Belo Horizonte, vários entusiastas se reuniram para celebrar o ‘Besouro’. Nesta segunda-feira, o The Bugs Brazil realiza às 20h no Mangabeiras, Região Sul da capital, um encontro e ‘fusqueata’ de ida e volta até a Savassi.
O Clube do Fusca Belo Horizonte organizou nesse domingo o IV Arraial do Fusca, que reuniu 80 veículos no Cidade jardim. No fim de semana anterior, a data foi celebrada com viagem e almoço em Pedro Leopoldo.
Já o Portal do Fusca contabilizou dezenas de modelos no começo do mês, durante o encontro mensal do clube. “O encontro é muito importante, pois mantém a história do veículo preservada. Além disso, podemos nos atualizar sobre oficinas e aquisição de peças, sem falar na amizade entre os membros”, afirma Bruno Beleza, presidente do Portal do Fusca.
CLUBES DE FUSCA NA GRANDE BH
Confira os principais clubes de Fusca da Região Metropolitana de Belo Horizonte a próxima data do encontro
The Bug Brazil
22 de junho - 20h - Rua Professor Lourenço Menicucci Sobrinho, 405 - Mangabeiras, Belo Horizonte/MG
Ratoramas - Genuine VW Aircooled
28 de junho - 9h - rua do Ocidente, 100 -Padre Eustáquio, Belo Horizonte/MG
Volks Clube Nova Lima
28 de junho - 9h - Rua Joviano Fonseca, 19, Cariocas - Nova Lima/MG
Portal do Fusca
05 de julho - 9h - Mangabeiras, Belo Horizonte/MG
Clube do Fusca Belo Horizonte
19 de julho - 9h - Rua Josafá Belo, Cidade Jardim, Belo Horizonte/MG
Clube do Fusca Barreiro
Rat’s Custom
História do Fusca
O carro surgiu na década de 30 na Alemanha, desenvolido por Ferdinand Porsche em Stuttgart. O objetivo era criar um carro econômico, barato, resistente e barato. Após diversos protótipos, o carro começou a ser produzido em 1938, com o nome de Sedan 1200, com o motor traseiro do tipo boxer refrigerado a ar.
Os primeiros Fuscas fabricados na Alemanha, chegaram ao Brasil ainda em 1950. Pequeno, com motor traseiro refrigerado a ar e um design totalmente diferente do tradicional à época, quando as ruas eram dominadas por grandes sedãs, o carro chamava a atenção por onde passava.
No Brasil, a produção começou em 1959 na fábrica da Volkswagen de São Bernardo de Campo (SP). O carro virou febre e explodiu em vendas. O design composto de curvas charmosas se manteve, mas o motor ganhou diversas versões, com cilindrada desde 1.2 a 1.6. O carro teve sua produção finalizada em 1986.
No entanto, em 1992, por sugestão do então presidente Itamar Franco, durante visita no Salão do Automóvel de São Paulo, o Fusca foi ressuscitado. O político estava indigado com o preço dos carros populares e via no Fusca um solução para o transporte. Volkswagen resolveu relançar o carro, que foi produzido entre 1993 a 1996. A última linha de produção no mundo foi encerrada em 2003 no México.
New Beetle e novo Fusca
Em 1998, a Volkswagen lançou o New Beetle, com linhas inspiradas na versão original, mas com a plataforma e motor do Golf.
Em 2012, a marca alemã lançou um novo modelo do Fusca. O New Beetle tinha linhas muito arredondadas e femininas e a Volks queria dessa vez um modelo mais robusto e esportivo. Nessa nova era, a marca liberou a escolha do nome para cada mercado, assim no Brasil o modelo assumiu o mítico nome de “Fusca”.
O novo Fusca chegou ao Brasil no mesmo ano, equipado com motor 2.0 TSI de 211 cavalos e torque poderoso de 28,55 kgfm já com 1.700 rpm, acoplado com câmbio é DSG de dupla embreagem. Segundo dados da montadora, o Fusca acelera até 224 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 6.9s.
.