Vrum

Confraria da Ferrugem

Clube de carros antigos recorre à Assembleia para regularizar encontro em BH

- Foto: Confraria da Ferrugem/DivulgaçãoMembros de um clube de carros antigos em Belo Horizonte tiveram que recorrer à Assembleia Legislativa para tentar legalizar encontro que já acontece há mais de um ano na capital mineira. Uma audiência pública sobre o caso foi realizada nessa segunda-feira e agora os antigomobilistas estão à caminho da regularização.

A Confraria da Ferrugem reúne centenas de veículos todas as terças-feiras, a partir das 19h nos arredores do Mineirão, na Região da Pampulha. É o terceiro ponto de encontro do grupo, que teve que mudar por conta da fiscalização. Também são realizados encontros mensais diurnos.

“Não temos um modelo específico. Qualquer carro antigo é aceito e temos parcerias com vários clubes de Belo Horizonte e no estado”, destaca Itamar Bicalho Vitor, presidente da Confraria. No entanto, o que seria encontro de amigos e fãs de carros virou dor de cabeça para os organizadores, que já mudaram três vezes de endereço do evento.

“Várias vezes tivemos de debater com a BHTrans, que queria multar os carros. E quando procuramos a Regional Pampulha, fomos informados de que teríamos de ser responsáveis pela limpeza posterior da área, pela sinalização e pelo aluguel de banheiros químicos.
Mas não temos os recursos para fazer isso e não queremos cobrar entrada", relatou na audiência pública.

- Foto: Confraria da Ferrugem/Divulgação

Com tanta burocracia, o assunto acabou na pauta de dois deputados estaduais. Em reunião nessa segunda-feira, os parlamentares reuniram colecionadores e representantes da prefeitura para negociar. Um novo espaço, dentro da área do Centro Esportivo Universitário da UFMG, também na Pampulha, foi sugerido. A Administração Regional não abriu mão de cobrar as exigências, mas se se comprometeu a ajudar o grupo, desde que a Confraria seja regularizada como pessoa jurídica. “Ninguém quer burlar a lei e a legalização é para dar tranquilidade a todos”, afirmou o deputado Dalmo Ribeiro Silva.

Uma visita conjunta da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização, membros da Confraria da Ferrugem e da Administração Regional Pampulha foi agendada para acertar a regularização do evento. “Estamos bem confiantes em conseguir alvará, tanto para o semanal como o mensal. Eles abraçaram a ideia, já que é um evento gratuito, sem fins lucrativos e familiar”, comemora Itamar.

  - Foto: Confraria da Ferrugem/Divulgação

 

.