
Apaixonados por carros, caminhões, motos e ônibus antigos fizeram a festa no último sábado e domingo durante a 14ª edição do encontro da Associação de Veículos Antigos (AVA) de Juiz de Fora. Já tradicional no calendário antigomobilista brasileiro – acontece anualmente desde 2002 –, o evento realizado no estacionamento do Carrefour do município da Zona da Mata mineira contou com a participação de 640 veículos, a maioria dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. Modelos como o Volkswagen Fusca e o Chevrolet Opala, com uma profusão de cores e versões, e fora de série, caso do Farus, Miúra, Puma e Santa Matilde (produzido na vizinha Três Rios), se destacaram, além dos clássicos norte-americanos Cadillac Deville 1959, limousine 1985, Chevrolet Corvette conversível 1973, Ford T 1926 e Oldsmobile 1958.
VEJA FOTOS DOS CARROS ANTIGOS
Um dos diferenciais do encontro da AVA-JF é a diversidade de veículos e culturas automobilísticas expostos. Haviam por exemplo vários Fusca e Kombi customizados na cultura Hood Ride, que respeita a ação do tempo sobre os carangos, o que inclui a ferrugem. Também marcaram presença neste ano pesados como os caminhões fora de estrada Unimog 1961 e 1991 e os ônibus Carbrasa chassi Chevrolet, Caio, Cermava, Ciferal e Cirb (de propriedade de um colecionador de transportes local). Quem curte modelos nacionais não tão velhinhos, mas que fizeram história recentemente, ainda se encantou com unidades como o Chevrolet Chevette 1989 e o Fiat Tempra Turbo 2p 1994 em perfeita conservação.

O maior movimento foi no domingo, quando o local ficou lotado. Tendas com vendas de peças, miniaturas e os mais diversos souvernis automobilísticos completaram o ambiente antigomobilista. O presidente da AVA-JF, Jorge Levi, estima que o encontro tenha recebido de 25 mil a 35 mil visitantes em 2015.
Para participar, cada proprietário de veículo antigo doou 5kg de alimento não perecível. Em contrapartida, recebeu uma camisa e um troféu – o evento não tem premiação. Foram arrecadados 3.378kg de alimento e 382 materiais de limpeza que serão doados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Juiz de Fora. Além disso, toda a renda da praça de alimentação será revertida para outras duas entidades assistenciais locais: Associação dos Amigos (Aban) e Lar dos Idosos Luiza de Marillac.



