UAI

Honda convoca novo recall de 4,5 milhões de veículos por airbags defeituosos

Insuflador do airbag pode explodir e projetar fragmentos plásticos e metálicos contra ocupantes, causando ferimentos graves ou fatais. Há veículos envolvidos em todo o mundo

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Honda convoca novo recall de 4,5 milhões de veículos por airbags defeituosos
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

 

A Honda, terceira maior montadora japonesa, anunciou nesta quinta-feira um recall de mais 4,5 milhões de veículos por airbags defeituosos fabricados pela empresa nipônica Takata. No total, 24,5 milhões de automóveis da Honda foram convocados para o recall pelo mesmo problema.

"Em nossas investigações sobre os veículos em circulação, detectamos uma anomalia no sistema para inflar o airbag e por isto estamos preocupados", afirmou um porta-voz do grupo em Tóquio. Apenas no Japão 1,63 milhão de automóveis foram afetados.

O recall envolve veículos fabricados desde 2001 a 2011 de vários modelos, como Civic, Fit e CR-V. Existem unidades envolvidas em vários países, inclusive o Brasil. Confira seu veículo no site global: http://hondaairbaginfo.com/

O novo presidente da Honda, Takahiro Hachigo, afirmou na segunda-feira em sua primeira aparição pública no cargo que a empresa revisou o sistema de controle e voltou a pedir desculpas. A Honda, principal cliente da Takata, calcula em 44,8 bilhões de ienes (mais de 300 milhões de euros) os gastos provocados por este problema e registrou uma considerável queda no lucro no último exercício fiscal.

Dezenas de milhões de veículos no mundo (entre eles 30 milhões nos Estados Unidos) foram convocados para recalls e a substituição dos airbags defeituosos, que provocaram as mortes de pelo menos oito pessoas. Outras empresas já anunciaram medidas similares: a Toyota convocou um recall de 12 milhões de carros desde o início da crise e a Nissan de outros quatro milhões.

O problema dos airbags está no sistema para inflar o produto, que com o tempo ou por efeito da umidade pode explodir, inclusive em um choque leve, projetando fragmentos de plástico ou de metal contra o motorista ou o carona.