UAI

Sol no inverno incomoda mais o motorista; veja dicas para se proteger

Muitos não sabem, mas no inverno o sol incomoda mais o motorista porque incide diretamente em seus olhos. Saiba por que isso acontece e confira dicas para se proteger

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Sol no inverno incomoda mais o motorista; veja dicas para se proteger
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Você, motorista, já reparou que nesta época do ano o sol nos incomoda mais? No inverno, o sol se posiciona mais baixo em relação à linha do horizonte, ofuscando principalmente a visão de quem está atrás do volante. Esse fenômeno é chamado solstício de inverno. Para piorar, o clima seco característico da estação impede a formação de nuvens, que geralmente nos protegem dos raios do sol.

Quando incidem diretamente nos olhos, os raios solares podem causar degeneração da retina e catarata. Então, proteja-se! Vale usar boné e óculos escuros com proteção ultravioleta, além do parassol. Moda um tanto ultrapassada, o para-brisa com uma faixa degradê não é muito eficaz no inverno porque fica na parte superior do vidro, enquanto o sol está mais baixo.

Outra dica para não ter que encarar o sol é ajustar o assento do banco, quando houver, na altura máxima. Por fim, mantenha os vidros do carro sempre limpos para evitar os reflexos causados pela sujeira.

Saiba mais
Solstício de inverno

Chamamos de solstício o período do ano em que um hemisfério do nosso planeta recebe maior incidência solar que o outro. Isso acontece justamente porque o eixo de rotação da Terra é inclinado em aproximadamente 23,5 graus em relação ao eixo de translação. O solstício acontece duas vezes por ano, uma no verão e outra no inverno, marcando essas estações. No solstício de verão, no hemisfério sul, os raios solares incidem verticalmente na superfície da Terra, no Trópico de Capricórnio. Já no solstício de inverno, os raios solares incidem de forma mais horizontal, fator que causa o ofuscamento na visão dos motoristas.