UAI

Veja que carros proporcionam melhor visibilidade e saiba como ajustar os retrovisores

Você sabe quais carros proporcionam a melhor visibilidade para o motorista? Especialista do Cesvi explica os fatores que causam esse problema e ensina a ajustar os retrovisores

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Fuja dos pontos cegos
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Ver e ser visto, este é um dos fundamentos básicos para a segurança no trânsito. O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) divulgou a atualização do seu Índice de Visibilidade, um ranking com a classificação dos modelos quanto a visibilidade frontal, lateral e traseira. O modelo que encabeça a lista é o Audi S7, um sedã de luxo que, ao lado do Range Rover, recebeu a nota máxima de 5 pontos. Ou seja, proporciona a melhor visibilidade. Conversamos com Alessandro Rubio, especialista do Cesvi, para entender melhor o que significa esse índice.

Ele explica que o índice é baseado na análise dos retrovisores (externos e interno), que vão auxiliar na visão lateral e traseira, além da influência da coluna A na visibilidade dianteira e lateral. Questionamos a atual tendência de design, caracterizada pela linha de cintura elevada e uma larga coluna C, que podem prejudicar a visibilidade do motorista. Alessandro disse que a área envidraçada está diretamente ligada ao ganho ou perda de visibilidade, mas a análise dessas características não fazem parte da composição do índice.

A técnica usada pelo Cesvi para calcular o Índice de Visibilidade é posicionar estrategicamente alguns obstáculos, que simulam crianças, postes e motocicletas, e fazer as medições. Quanto mais visíveis os obstáculos, melhor a nota alcançada. De acordo com Alessandro, o índice pode ser melhorado com o uso de duas tecnologias: a câmera de ré e os sensores de estacionamento, que devem vir de série.

As características da coluna A também influenciam na visibilidade do veículo. Segundo Alessandro, quanto mais fina, mais visibilidade vai proporcionar. Apesar de parecer que atrapalham, colunas mais inclinadas não proporcionam uma visibilidade ruim, porque essa orientação permite ver a parte de cima ou a de baixo do obstáculo à frente. Já colunas mais retas podem encobrir algum objeto, mas estas geralmente são mais finas, o que ameniza o problema. Os vidros vigias também ajudam muito.

A regulagem do retrovisor usualmente recomendada é a que proporciona 90% de visualização da via e 10% do veículo...



REGULAGEM

O especialista do Cesvi dá dicas para regular os retrovisores do carro. O interno deve pegar o máximo da visibilidade fornecida pelo vidro traseiro. Quanto aos retrovisores externos, Alessandro explica que o ajuste padrão recomenda a regulagem obtendo como visualização 90% da via e 10% o carro. Porém, o Cesvi propõe um tipo de ajuste diferente, chamado 0%, porque exclui a visualização do carro, que é usado como uma referência para o motorista. “Com este ajuste você tem um ganho significativo de visibilidade. O motorista logo acostuma a não ter o carro como parâmetro”, garante

...mas estudos do Cesvi comprovaram que a regulagem de 100% para a via melhora significativamente a área visível



O Cesvi realizou testes para comprovar esse ganho de visibilidade. Num sedã compacto, enquanto a área não visível do retrovisor esquerdo é de 8,48m² com a regulagem 0%, com a regulagem 10% essa área cresce para 10,56m², uma diferença de 20%. Para um hatch compacto, a diferença é de 16%, e num utilitário esportivo, 10%. Em motocicletas a regulagem faz ainda mais diferença. É que muitos motociclistas posicionam o retrovisor na vertical para deixar o veículo menos largo, ganhando agilidade no trânsito. Porém, assim eles perdem até 39% de visibilidade, em comparação com o retrovisor posicionado na horizontal e com a regulagem 0%.

ÍNDICE DE VISIBILIDADE

Confira o ranking do Cesvi com os modelos quanto a sua visibilidade

Audi S7 e Range Rover: 5 pontos (nota máxima); Citroën C4 Lounge, Jaguar XK R-S e VW Golf: 4,5 pontos; Audi A3, Citroën C4, Citroën C4 Picasso, Ford Focus, Honda Civic, Honda Fit, Peugeot 208 e Toyota RAV4: 4 pontos; Chery QQ, Chevrolet Cruze, Citroën DS4, Fiat Mille, Renault Sandero, Fiat Palio Fire, Ford EcoSport, Ford Focus Sedan, Ford New Fiesta, Hyundai HB20, Hyundai HB20S, JAC J5, Peugeot 308, Renault Duster, Citroën Novo C3, Suzuki SX4, Toyota Corolla, VW Gol: 3,5 pontos; Chery Cielo, Chevrolet Agile, Chevrolet Celta, Chevrolet Classic, Chevrolet Onix, Chevrolet Prisma, Citroën C3 Picasso, Fiat Novo Palio, Fiat Novo Uno, Ford Fiesta Rocam Sedan, Nissan Livina, Peugeot 408, Peugeot 207, Toyota Etios, Toyota Etios Sedan e VW SpaceFox: 3 pontos; Chery Cielo Sedan, Chery Face, Chevrolet Cobalt, Chevrolet Cruze Sport6, Fiat Grand Siena, Ford Fiesta Rocam, Honda City, Nissan Versa, VW Voyage, VW Fox: 2,5 pontos; Renault Logan: 2 pontos; Fiat Strada CD 1,5 ponto.